Menu

Entendimento entre MPF, servidores da Suframa e PRF afasta risco de novo bloqueio da BR-364, em Rio Branco

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Diante do impasse criado a partir da paralisação grevista dos servidores da Superintendência da zona franca de Manaus no Acre (Suframa), o Ministério Público Federal convocou uma reunião envolvendo o gestor da Superintendência, o representante do sindicato dos servidores do órgão e a polícia rodoviária federal, com o objetivo de garantir que pelo menos 30% dos servidores em greve continuassem mantendo os serviços da Suframa e evitasse que protestos dos caminhoneiros insatisfeitos com a falta de atendimento pudesse comprometer o trânsito de veículos na entrada da cidade, pela BR-364.

 Na reunião, que ocorreu na tarde da segunda-feira, 24, o MPF reconheceu o pleito legítimo e o direito de manifestação dos trabalhadores, porém foi recomendado ao sindicato dos servidores da Suframa que garantisse o efetivo mínimo de 30% em atividade, bem como que cessasse a prática de liberação seletiva de mercadorias, atendendo a todos, sem distinção. Até então apenas produtos de primeiríssima necessidade, como medicamentos, estavam sendo liberados.

Anúncio

 O sindicato dos servidores pediu prazo de menos de 24 horas para deliberar sobre o acolhimento do que foi recomendado e, ainda na manhã de hoje, 25, informou ao MPF que a partir das 13h irá regularizar o atendimento conforme determinado durante a reunião.

 Participaram das tratativas os procuradores da República Eduardo Henrique Aguiar e Felipe Siman, além do coordenador substituto da Suframa, Anderson Gilmar, representante do sindicato, Renato José e o inspetor da PRF, Cesar Henrique.

 A mediação do MPF e o consenso entre as partes evitou que maiores transtornos pudessem ocorrer, já que caminhoneiros insatisfeitos com a falta de atendimento ameaçavam bloquear a BR-364 na entrada de Rio Branco. No início da manhã a BR chegou a ser bloqueada porém a PRF conseguiu dissuadir os manifestantes para que aguardassem o prazo dado pelo MPF e que foi atendido pelos servidores da Suframa.

 

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.