A Agência Nacional de Telecomunicações anunciou novas regras que prometem acabar com a aquela espera interminável para reclamar de qualquer serviço de telefonia, internet e TV a cabo. Em alguns casos, o cancelamento será automático, sem passar por nenhum atendente.
Quando o consumidor questionar um valor cobrado, a empresa terá 30 dias, no máximo, para resolver o problema. Caso contrário, poderá ter de devolver o valor em dobro.
As empresas serão obrigadas a ter no atendimento eletrônico a opção de cancelamento automático dos serviços, sem a necessidade de o assinante conversar com o atendente. O cancelamento também poderá ser feito pela internet. E a operadora terá 48 horas para confirmar o pedido.
Os créditos para celular pré-pago não poderão ter validade inferior a 30 dias. A maior parte das medidas entra em vigor em quatro meses.
Outra medida já aprovada: se durante o atendimento, a ligação cair, a operadora deverá telefonar de volta na hora. Bem diferente do que ocorre atualmente.
A Associação Brasileira de Televisão por Assinatura e o Sinditelebrasil, que representam os prestadores de serviços de telecomunicações, disseram que vão aguardar a publicação do novo regulamento para analisar as regras.