Menu

Prefeitura de Tarauacá leva ação de saúde e esporte a indígenas do rio Humaitá

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Levar saúde às populações que vivem em lugares de difícil acesso é uma das prioridades do Programa “A prefeitura na Comunidade”, implantada pela a atual administração municipal. No último domingo, 16, a equipe saiu para mais uma missão: atender a comunidade indígena da Aldeia Vigilante, localizada no Rio Humaitá, no município de Tarauacá, e os outros indígenas que residem em mais quatro aldeias, pertencentes da mesma tribo.


DSC_0922

Publicidade

 Na Aldeia Vigilante moram cerca de 95 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio. Faziam parte da equipe 15 pessoas, entre médicos, dentistas, assistente social, coordenador municipal de Esporte e auxiliares. Quem fez questão de participar da ação foi o prefeito e médico, Rodrigo Damasceno, acompanhado dos vereadores da base, Lulu Neri e Cacique Narço Kaxinawá.


DSC_0044


Foram duas horas de viagem, com partida da comunidade Paraíso, local este que foi realizado a primeira ação de saúde com a Unidade Móvel Fluvial, que, apesar de longa e cansativa, não tirou o ânimo nem o compromisso dos profissionais que levam atendimentos especializados de saúde e esporte, mesmo nos lugares mais distantes.


Durante toda a tarde foi grande a movimentação de pessoas. Umas curiosas para conhecer os que acabaram de chegar outras esperando pelo atendimento. As crianças entusiasmadas sorriam para mostrar alegria de ver tanta gente chegando. Aos poucos todos se acostumaram com a novidade e as coisas foram tomando rumo.


Quando o barco aportou, os moradores já vieram recepcionar o prefeito e toda equipe, em seguida, foram até o kupixawá dançar a tradicional dança do Mariri e depois, seguir com as consultas médicas e a grande final do campeonato indígena de futebol que seriam realizadas. Assim como aconteceu há um mês atrás, na Aldeia Água Viva, foi a primeira vez que um serviço de saúde e esporte com toda aquela estrutura foi oferecido na comunidade, pela a Prefeitura de Tarauacá.


Sem título-6


As consultas médicas,serviços de odontologia, atualização do Bolsa Família e entrega de medicamentos foram realizadas no Kupixawá, Já a final da competição de futebol de campo foi realizado antes do atendimento de saúde, no campo de futebol.. O gestor Especial de Saúde Indígena (Sesai) – Polo Base de Tarauacá – realizou a entrega de medicamentos, de acordo, com a prescrição médica.


 “Esse trabalho é muito importante para a comunidade indígena. A parceria com a Prefeitura de Tarauacá permite trazermos atendimento em várias especialidades. Eles vêm com uma superestrutura, com até quatro médicos atendendo, e isso é muito bom, pois apesar de fazermos as ações preventivas de saúde do programa do Ministério da Saúde, não temos uma logística para prestamos esses serviços in loco”, diz Antônio Kaxinawá, apoio administrativo e logístico da Sesai do Polo Base de Tarauacá.


“Nosso trabalho é levar serviços de saúde até as comunidades mais distantes e também facilitar o acesso do pacientes na rede pública, buscando resolutividade para os problemas de saúde em nosso município. Não importam as dificuldades que tenhamos que enfrentar para chegar até essas populações. Garantir saúde para todos é uma das prioridades de nossa administração, contamos também, com a parceria do governador Tião Viana”, explicou o prefeito e médico Rodrigo Damasceno.


Indígenas disseram estar satisfeitos em receber os serviços de saúde tão próximo de suas moradias. O cacique da Aldeia Vigilante, Valdecir Sérgio conta que ele e os quatros filhos foram atendidos de forma eficiente, pois sentia fortes dores na cabeça e já não sabia mais o que fazer. “Foi só o médico olhar meu olhos e minha boca e já disse o que eu tinha. De repente ele me receitou uns medicamentos, já peguei na Farmácia e já estou sentindo a melhora. Quero agradecer o prefeito Rodrigo e toda equipe e dizer à ele, que esses atendimento de saúde, foram enviados por Deus”, disse Valdecir.

Publicidade

DSC_0217


 “Para a gente ir até a cidade é muito difícil e às vezes quando vamos não temos um atendimento como esse. Aqui a gente se consulta e ainda sai com os remédios na mão”, conclui o cacique.


ESPORTE 


No quesito Esporte, a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, por meio do coordenador municipal de Esporte, Rosildo Silva acompanhou, em conjunto, até a comunidade indígena, no Rio Humaitá, para realizar a grande final do campeonato rural indígena, que estava sendo realizado há três meses, a final foi composta pela a equipe Boa Vista, confrontando-se com a equipe Vigilante. A partida teve dois tempos de 20min, com grande participação de torcedores que animaram a competição, se consagrando campeão pelo o placar de 3×2 a equipe do Boa Vista, que foi premiada com a entrega de troféus e medalhas. O artilheiro foi o atleta da equipe Boa Vista, Narcélio Kaxinawá.


DSC_0205


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido