O presidente do Banco da Amazônia (Basa), Valmir Pedro Rossi, estará em Rio Branco nesta terça-feira, 18, para discutir a respeito da aplicação de investimentos para o Estado. Na ocasião, haverá a assinatura de diversas contratações que visam potencializar o desenvolvimento de projetos voltados para piscicultura, suinocultura e bovinocultura em alguns municípios.
Valmir Rossi será recebido pelo governador Sebastião Viana, onde assinarão juntos um protocolo de intenções que objetiva viabilizar a execução do plano de aplicação 2014, o qual anuncia os valores de investimentos previstos para este ano. O encontro será procedido por um evento que ocorrerá a partir das 9 horas, no auditório da Biblioteca Pública, onde será assinada a renovação de convênio para a execução dos programas de Assistência Técnica a agricultores familiares, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica à Extensão Rural (Emater).
Em entrevista coletiva, o presidente se pronunciará a respeito de todas as ações a serem realizadas no estado, bem como sobre os investimentos em convênios e contratações de linhas de créditos para investidores. Dentro desse rol de contratações, está incluída a ampliação do projeto de piscicultura de Bujarí, o qual prevê investimentos superiores a R$ 3 milhões no município.
Além disso, a instituição irá tratar da contratação de ampliação de outros dois projetos – um de bovinocultura e outro de suinocultura –, com investimentos de, aproximadamente, R$ 5 milhões, destinados a fomentar a diversificação da produção e exportação de carne suína para a Bolívia e Peru. Ações de natureza amplamente relevantes para o desenvolvimento econômico do Estado do Acre.