Menu

Novo candidato ao Senado

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

O presidente do PRP, Julinho, está em negociação política avançada com a direção nacional da campanha de Eduardo Campos (PSB) para lhe dar palanque, no Acre. Na conversa inicial foi pedido ao PRP que era exigência o lançamento de um nome para disputar o Senado, no que foi aceito. O PSB nacional daria toda estrutura para montagem do palanque e para a campanha do candidato a senador. O nome do ex-vereador e médico Carlos Beirute é o mais cotado para assumir a candidatura. As negociações poderão ser fechadas por todo o dia de amanhã (terça-feira), podendo em seguida ser anunciado o nome de Beirute como o novo quadro na disputa do Senado. Ficariam assim quatro candidatos ao Senado: Gladson Cameli (PP), Roberto Duarte (PMN), Perpétua Almeida (PCdoB) e Carlos Beirute (PRP).


Primeira suplência encaminhada
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Élson Santiago (PEN) deverá ser o primeiro suplente na chapa do Senado da FPA. O encaminhamento final, com aval dos dirigentes do PCdoB e do PT, aconteceu na manhã de ontem, no ato político de lançamento da candidatura ao Senado da FPA.


Currículo pesou
O que a coluna apurou foi ter pesado muito para a escolha recair em Élson Santiago, o fato de sua representatividade política, ter sete mandatos, é do Juruá, e tem votos em todo o Acre.


Fato inusitado
O fato inusitado do ato foi durante o seu discurso, o senador Anibal Diniz (PT) ter feito um apelo: ”temos que dar vitória à Dilma para não continuarmos passar vexame nos ministérios”.


Cansado das piadas
Por causa da derrota fragorosa de Dilma, no Acre, quando fazem visitas aos ministérios, as piadas se repetem com os senadores e deputados federais, por causa dessa dura derrota.


Craque de bastidores
O senador Tião Viana foi um craque nos bastidores na definição do nome ao Senado da FPA. Conseguiu que o senador Anibal Diniz retirasse sua candidatura à reeleição sem deixar mágoa.


Primeira vez
Desde a sua fundação nunca a FPA conseguiu desatar os nós das candidaturas majoritárias, em fevereiro, como aconteceu nesta eleição. Tião estava ontem comemorando o fato inédito.


Nada ilegal
Não há nada ilegal do vereador Juracy Nogueira (PSB) despachar na sua residência, onde recebe os eleitores e faz o encaminhamento normal das suas atividades parlamentares.


Política de São Francisco
Os dirigentes do PSDC vão ter uma conversa com a direção do PCdoB. Querem uma aliança para deputado estadual. Se negada, o PSDC apoiará apenas a candidatura de Tião Viana.


Barra pesada
A chapa a Federal da FPA é barra pesada: César Messias, Raimundo Angelim, Leo Brito, Sibá Machado, Luiz Tchê, Idésio Frank, Alan Rick, Mâncio Lima Cordeiro, entre outros nomes.


Não aceitou
Anibal Diniz foi convidado a compor a chapa acima, mas, não aceitou o convite de Tião Viana.


Adiantou o carnaval?
Há dois exatos meses dei na coluna que, o nome ao Senado seria o da deputada do PCdoB escolhida ontem. Adiantaram os desmentidos à época do presidente Ermício Sena?.


Conversa marcada
Ficou para hoje uma reunião do PRP, PT e PSB para discutirem uma coligação.


Telma chaves
É uma candidata a deputada estadual pelo PRP que está com uma campanha redonda.


Cair no chapão
O ex-prefeito Nilson Areal (PR), candidato a deputado estadual, devido sua força eleitoral, não consegue entrar numa coligação dos nanicos. Vai ter que acabar escapando no chapão do PT.


 Não será surpresa
Tenho encontrado muita gente que diz que votará no ex-deputado federal Alércio Dias (PSD) para deputado estadual. Abandonou a política faz tempo, mas deixou muitos amigos certos.


Dilema do PP
A direção do PP vive um dilema: levar ou não a sua chapa de deputado federal para o matadouro, que seria uma aliança com PMDB e PSDB, com alguns nomes fortíssimos.


Perdem todos
Se entrar na aliança o PP corre o sério risco de não eleger um deputado federal


Quem diria!
O deputado Henrique Afonso saiu da FPA com um bafo que o PV caminharia com pernas próprias e disputaria o governo. Só papo. Piranga junto ao PMDB ter o direito de indicar o vice.


Tinha certeza
Henrique Afonso tinha certeza de que seria o último colocado na disputa do governo.


Não queria
Esta frase, eu ouvi ontem de uma figura importante do PT: “por mais que eu torça contra ele, o deputado Jonas Lima (PT) deverá ser um dos eleitos do partido nesta eleição”.


Disputa muito dura
Pelo quadro que vejo, a disputa pelo título de candidato a deputado estadual mais votado dessa eleição ficará entre a deputada Antonia Sales (PMDB) e o deputado Ney Amorim (PT).


Não dá para opinar
Não dá ainda para opinar, é esperar as primeiras pesquisas para saber como o eleitor avalia a candidatura do advogado Roberto Duarte ao Senado, pela coligação PSD-PRTB-PMN-DEM.


Caindo em campo
Tião Bocalon (DEM) e Roberto Duarte (PMN) têm andado juntos direto nos bairros.


Francimar Fernandes
Deve ser candidato a deputado estadual pelo PT. Deverá ser o mais votado em Feijó, mas, para eleger-se terá que investir na Capital, sem o que ficará inviável a sua eleição. Feijó é pequeno.


Militante ativo
O padre Asfury é um militante ativo do PT, não tem um ato petista que não esteja presente.


Vai todo mundo afinar
O senador Sérgio Petecão (PSD) continua com a sua tese de que será o candidato único ao governo pela oposição. Voltou a repetir ontem que, os demais candidatos da oposição vão afinar e só ele terá coragem de disputar o governo contra o Tião Viana. Do jeito que o Tião está forte, só Petecão é quem terá  a coragem de meter a cara e ir para o combate”, prevê. Aguardem até junho para vocês conferirem se não estou certo na minha opinião, desafia.


 


 


Participe do grupo e receba as principais notícias na palma da sua mão.

Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.