Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

MP inaugura Laboratório contra Lavagem de Dinheiro no Acre

Investigações criminais de casos de lavagem de dinheiro ou corrupção que envolvam quebras de sigilo bancário de inúmeras contas, sigilos telefônico e fiscal, durante grandes períodos, serão potencializadas pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que nesta sexta-feira, 14, inaugurou o Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD).


A solenidade aconteceu no Núcleo de Apoio Técnico (NAT), onde funcionam as instalações do Laboratório, com a presença do Procurador-Geral de Justiça Oswaldo D’Albuquerque Lima Neto; da Coordenadora do NAT, a Promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório; do Promotor de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, que é o Coordenador-Adjunto do NAT; a Sub-Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Nazareth Araújo, entre outras autoridades.


 


O Coordenador da Rede Nacional de Laboratórios contra Lavagem de Dinheiro, do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, Roberto Zaina, também participou do evento e explicou como funciona o Laboratório.


O LAB-LD é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Justiça. Agora, o MPAC integra oficialmente a Rede de Laboratórios de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB), composta por 31 unidades em todo o Brasil.


“Nós ficamos felizes com este momento em que oficializamos o Termo de Cooperação, que resultou no Laboratório, já em funcionamento no Estado”, comentou Roberto Zaina.


Constituído por um conjunto de equipamentos de alta tecnologia associada à metodologia específica voltada para o combate das organizações criminosas, o Laboratório visa à identificação, ao rastreamento e à recuperação de recursos, com o bloqueio de bens e contas bancárias, oriundos das atividades ilícitas de grande complexidade.


unnamed (2)


 


“Com isso, o Ministério Público do Acre está abrindo suas portas para a sociedade e para as demais instituições, que também poderão utilizar os instrumentos tecnológicos disponíveis. Eu fico feliz com a inauguração oficial do Laboratório, que entrou em funcionamento ainda na gestão da Procuradora Patrícia Rêgo e contou com todo apoio e empenho pessoal do senador Jorge Viana e do governador Tião Viana”, disse o Procurador-Geral, ao destacar ainda os investimentos feitos recentemente para potencializar as atividades do LAB-LD.”


 


 O LAB-LD é um dos setores do NAT, coordenado pela Promotora Marcela Cristina Ozório, que apresentou a estrutura do Laboratório. “Essa é uma ferramenta primordial na investigação de práticas de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão fiscal, e que vai auxiliar nos processos de alta complexidade”, comentou.


 


Para a Sub-Chefe da Casa Civil, além das ferramentas tecnológicas, a união das Instituições também é importante. “Que essa ferramenta ajude na elucidação dos crimes e melhoria do acesso à Justiça, que não se faça acusação sem provas, e nem a liberação de culpados”, completou.O Promotor de Justiça Danilo Lovisaro do Nascimento, titular da Promotoria de Evasão Fiscal e Coordenador-Adjunto do NAT, também destacou a importância do LAB-LD. “Vai melhorar a nossa atuação em termos tecnológicos no combate à corrupção e à lavagem de dinheiro”, acrescentou.


 


.Rede-LAB integra Estratégia Nacional de Combate à Corrupção


A Rede-LAB, criada em 2006 por iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), é coordenada pelo Departamento Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça do MJ.


 


Atualmente, a Rede é composta por 31 laboratórios. Até o fim de 2014, serão 43 laboratórios em funcionamento em todos os estados.


 


Em janeiro foram inaugurados os laboratórios da Paraíba e do Amapá. Ainda este mês, os estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul também integrarão a Rede-LAB.


 


Sair da versão mobile