Com o objetivo de garantir o estoque de sangue no período de carnaval, o Hemoacre realiza campanha que busca conquistar novos doadores de sangue. Além do atendimento habitual no próprio hemocentro, a campanha conta com uma extensa programação e várias atividades externas.
A unidade móvel do hemocentro estará disponível em frente à entrada do Calçadão da Quintino Bocaiúva, no Centro da capital, ao lado da Escola Infantil Menino Jesus.
O Hemoacre fica na Avenida Getúlio Vargas, 2787, Vila Ivonete, e atende durante todo o dia, de segunda a sábado.
QUEM PODE DOAR
-Pessoas entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
-Quem tem e está com boa saúde;
-Quem pesa acima de 50 kg;
-Quem dorme bem na noite anterior à doação;
-Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
QUEM NÃO PODE DOAR
-Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
-Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
-Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
-Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
-Quem usou ou usa drogas injetáveis;
-Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
-Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três meses; após cesárea, seis meses;
-Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis meses anteriores à doação;
-Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis meses anteriores à doação;
-Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
-Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
-Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação, 12 meses após sua retirada.
Não se deve doar sangue em jejum. Pela manhã, alimentar-se antes; à tarde, dar um intervalo de três horas após o almoço.