O dólar fechou em queda e 0,83%, a R$ 2,3865, nesta sexta-feira (14), em dia de desvalorização da moeda dos Estados Unidos nos mercados e de constante atuação do Banco Central no câmbio, com os investidores ainda acreditando que a autoridade monetária poderia intervir mais ainda caso fosse necessário.
Na semana, a moeda americana acumula alta de 0,3% e no ano, de 1,23%. No mês, o dólar tem queda de 1,07%.
“O dólar está caindo no resto do mundo, mas o mercado doméstico está muito volátil. Qualquer movimentação acaba tendo uma influência um pouco maior sobre as cotações”, afirmou à Reuters o diretor de câmbio do Banco Paulista, Tarcísio Rodrigues.
Ativos de países emergentes vêm sofrendo intensa pressão nas últimas semanas em meio à onda global de aversão ao risco. Nesta sessão, houve alívio e o dólar recuou sobre o peso mexicano e o peso chileno.
Também pesou sobre as cotações no Brasil a declaração do presidente do BC brasileiro, Alexandre Tombini, de que as reservas internacionais do país poderão ser usadas para “suavizar os ajustes e diminuir o impacto da desvalorização do real sobre o lado real da economia”.
“O dólar ainda está pressionado pela fala de ontem (quinta) do Tombini”, disse à Reuters o operador da corretora B&T, Marcos Trabbold.
Nesta manhã, a autoridade monetária deu continuidade às atuações diárias vendendo a oferta total de até 4 mil swaps cambiais tradicionais — equivalentes à venda futura de dólares –, com volume equivalente a US$ 197,3 milhões. Foram 500 contratos para 1º de agosto e 3,5 mil para 1º de dezembro deste ano.
Além disso, vendeu a oferta total de 10,5 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em março. Ao todo, o BC já rolou cerca de metade do lote total.
A Justiça determinou que o Governo do Estado realize um novo processo seletivo para diretor…
O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou o afastamento imediato do diretor do Colégio Militar Euclides…
Na última semana, uma grave denúncia envolvendo alunos do Colégio da Polícia Militar do Amazonas…
Policial rodoviário federal Thiago Ferreira Duarte foi encontrado morto nesta tarde de sexta-feira (22) na…
Um ex-prefeito de Vale do Anari (RO), Edimilson Maturana, foi assassinado a tiros dentro da…
O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, conforme edital publicado no Diário Oficial desta sexta-feira…