As 171 famílias vítimas da enchente do rio Acre, que ficaram durante quase um mês abrigadas no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, começaram a retornar nesta quinta-feira, 13, para suas casas.
São moradores dos bairros Baixada da Habitasa, 06 de Agosto, Airton Sena, Taquari, Cadeia Velha, Triangulo Velho e Alberto Aragão.
A prefeitura de Rio Branco disponibilizou 12 veículos de carga para o serviço de remoção e transporte do mobiliário das famílias.
A Secretaria de Serviços Urbanos se encarrega de recolher os entulhos e lixo das ruas afetadas pela cheia e, além disso, junto com a ação de limpeza das vias, as famílias recebem o kit limpeza (balde, vassoura, sabão, água sanitária) para desinfectar a residência.
A estrutura no Parque será mantida até o mês de abril para receber as famílias numa eventual nova cheia do rio Acre.
Na manhã desta quinta-feira, o nível do rio Acre voltou a subir. Às 6h, ele estava com 13.27m, e três horas depois, às 9h, subiu mais quatro centímetros indo a 13.31m. Em Xapuri, o rio Acre também subiu e marca 11.54m.
Apesar da rápida subida, a Defesa Civil descarta pelo menos por enquanto qualquer risco de nova alagação, já que o manancial está abaixo da cota de alerta, que é de 13.50m.