Cerca de cento e cinquenta famílias dos assentamentos Santa Rita e Morrinhos, localizados na altura do Km 54 da BR-364, entre Porto Velho e Jacy Paraná, estão isoladas desde o dia 29 de janeiro, quando uma represa construída pela Santo Antônio Energia se rompeu e arrancou uma galeria em concreto armado no ramal de acesso aos assentamentos.
A força da água fez romper o local que garantia acesso entre os assentos e a rodovia federal e desde então as famílias só conseguem sair da área usando pequenas embarcações conhecidas como canoas.
Na região moram famílias residiam às margens do rio madeira e foram removidas para a área sob a responsabilidade da Santo Energia.
No dia seguinte ao incidente, segundo um dos moradores da localidade, uma equipe da Santo Energia esteve na região e anunciou que a empresa iria providenciar o reparo para garantir o tráfego pelo ramal, mas até ontem, segundo o morador, ninguém havia aparecido.
Por causa da demora no inicio da obra de reparo, produtores alegam que estão sofrendo prejuízos financeiros com a perda de parte da produção de hortaliças e bananas, já que não há como escoar.
Por meio de sua assessoria de imprensa, a Santo Antônio Energia informou que apesar do problema não ser de sua responsabilidade, irá realizar o reparo, mas esclareceu que existe outra ramal de acesso.
Ainda segundo a assessoria de imprensa, a obra deve começar tão logo as condições climáticas sejam favoráveis.