A entrada de Manaus no Sistema Interligado Nacional (SIN), a partir de 9 de julho do ano passado, fez com que a demanda de carga energia elétrica da Região Norte do país crescesse 30,7% em janeiro de 2014, em relação ao mesmo mês de 2013. O resultado é 18,9 pontos superior aos 11,8% do crescimento da demanda para o total do país.
Os dados constam do Boletim de Carga Mensal divulgado ontem (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e indicam que a demanda ao SIN do Subsistema da Região Norte foi de 5.272 megawatts médios (MWm) em janeiro deste ano.
Sobre dezembro do ano passado, no entanto, houve variação média de apenas 0,5%, com o acumulado dos últimos 12 meses apresentando variação de 15,9%, em relação a período imediatamente anterior.
Retirando o efeito da interligação de Manaus ao Subsistema Norte, a carga demandada em janeiro cresceu 8,2% em relação ao mesmo mês do ano passado.
Esse crescimento decorreu do aumento da carga das distribuidoras e da entrada de um consumidor industrial do setor de celulose na rede básica.