Categories: Cotidiano Notícias

No dia do perito papiloscopistas categoria não tem o que comemorar

Published by
Venicios

Os peritos papiloscopistas do Acre realizaram na manhã desta quarta-feira (5) um café da manhã, que seria para comemorar a data do Dia do Papiloscopista, mas serviu como um desabafo da categoria quanto a falta de estrutura e a desvalorização dos profissionais.   



De acordo com o presidente da categoria, Manoel Crizaldo Correia Lima, o Pepe, não existem motivos para a categoria comemorar a data, já que há anos os peritos vem sofrendo com a desvalorização por parte do governo, falta de estrutura e carga horaria desumana.


“Sinceramente, não temos motivo algum para comemorar diante da falta de estrutura e da desvalorização da nossa categoria. Realizamos um trabalho de inteligência e de fundamental importância para a solução de vários crimes e nem por isso somos reconhecidos”, disse o presidente da associação.


De acordo com os representantes da categoria, em outubro do ano passado houve uma reunião em que estavam presentes o secretário da Polícia Civil, Emylson Farias, o secretário adjunto André Monteiro, o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), Itamir Lima e o assessor especial do Governo, Carioca Nepomuceno que garantiu que o governo concederia uma gratificação aos peritos papiloscopistas, mas que os valores seriam discutidos antes do recesso parlamentar, o que não aconteceu.


“O assessor especial do governo garantiu, diante do secretário Emylson durante uma reunião ocorrida em outubro do ano passado que os peritos receberiam uma gratificação, mas fomos enganados, a discursão dos valores da gratificação que aconteceria no final do ano o governo quer empurrar para 2015, isso não queremos, estamos cansados de ser enganados”, afirmaram os peritos garantindo que permanecerão com o movimento até que o governo acene com a proposta que agrade toda a categoria.


“Sempre procuramos nos qualificar, buscar cursos e fazer reciclagem, mas nunca tivemos apoio. Para se ter uma ideia, realizamos no Acre o Congresso Nacional de Peritos Papiloscopistas, recebemos elogios de todo o Brasil, mas aqui no Acre não recebemos nem muito obrigado”, revelou Florêncio Poersch, vice-presidente da Assosciação.


Nos quadros da Polícia Civil do Acre existem 68 peritos, sendo que quatro já se aposentaram e outros 48 estão em processo de aposentadoria, sendo que mais da metade estão com o tempo de aposentadoria vencido, mas mesmo diante desse quadro o Governo não acena para a realização de um concurso público para peritos.


Share
Published by
Venicios

Recent Posts

Marechal Thaumaturgo celebra Dia das Mães com almoço e sorteio de diversos brindes

Em alusão ao Dia das Mães, a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, por meio da Secretaria…

12/05/2024

Athletico é letal no ataque, vence Palmeiras e assume liderança no Brasileirão

Em um duelo bastante movimentado na Arena Barueri, o Athletico foi letal no ataque e…

12/05/2024

Ginástica Rítmica fatura 1º ouro de 2024 em etapa da Copa do Mundo

O conjunto brasileiro de ginástica rítmica arrematou o primeiro ouro da temporada e mais uma…

12/05/2024

Cantoras compartilham imagens de alagação no Acre como sendo no RS

As cantoras Luísa Sonza, Preta Gil e Juliette divulgaram um vídeo em que pedem a…

12/05/2024

Covid-19: MS envia doses da nova vacina para o Acre e mais 10 estados

O Ministério da Saúde enviou, entre sexta-feira, 10, e sábado, 11, cerca de 700 mil…

12/05/2024

Com retorno de chuva forte no RS, população deve buscar áreas seguras

Com as chuvas intensas que voltaram a cair em diversos municípios do Rio Grande do…

12/05/2024