Até a manhã desta terça-feira, 28, apenas 28% das 2.050 vagas oferecidas pela Universidade Federal do Acre (Ufac) aos seus cursos de graduação para ingresso no ano de 2014 foram preenchidas pelos convocados na primeira chamada, a partir do processo de seleção através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ambos do Ministério da Educação (MEC).
Na manhã dessa segunda-feira, 27, o Sisu publicou a segunda chamada, sendo que a Ufac convocou os respectivos candidatos selecionados para a devida matrícula, cujo prazo vai do dia 31 de janeiro até 4 de fevereiro. A matrícula, por sua vez, se desdobra em dois momentos: o primeiro, de forma on-line, em que o candidato preenche um formulário; e o segundo, quando o candidato dirige-se à Ufac para a entrega do formulário e da documentação necessária.
No campus de Rio Branco, o curso de Direito foi o que apresentou maior percentual de ocupação das vagas, com pouco mais de 50% de preenchimento. Enquanto isso, no campus de Cruzeiro do Sul, o curso de Letras-Português foi o de maior procura, também com 50% das vagas preenchidas. De modo geral, os números se assemelham aos resultados do ano passado, no que diz respeito à primeira chamada.
Para a professora Socorro Neri, pró-reitora de Graduação da Ufac, ninguém na instituição trabalha com a perspectiva do não preenchimento de todas as vagas. “Desde o começo desta semana, e até o dia 7 de fevereiro, os candidatos precisam manifestar seu interesse em continuar concorrendo às vagas do Sisu. A partir dessa manifestação, o Sisu expedirá uma lista de espera, a qual será utilizada pela Ufac para uma eventual realização da terceira e quarta chamadas”, explicou a pró-reitora.
Além disso, ainda no dizer de Socorro Neri, “após a realização da quarta chamada, caso isso seja de fato necessário, os candidatos deverão manifestar novamente o seu interesse em constar na lista de espera própria da Ufac, a qual será utilizada até o preenchimento total das vagas. Quem não conseguir entrar até a quarta chamada, deve, portanto, ficar atento, consultando rotineiramente o site da Ufac”.