Categories: Acre

Sebastião Viana precisa decretar situação de emergência partidária no PT

Published by
Roberto Vaz

De forma correta e prudente o governador Sebastião Viana (PT) decidiu prorrogar o decreto que institui a “situação de emergência social” na fronteira por conta da imigração haitiana. Agora, para evitar a imigração de seus votos para a oposição, Viana precisa decretar “situação de emergência partidária” dentro de seu partido.


Quem acompanha as últimas movimentações reclama que o clima não é o dos melhores, onde qualquer um pode virar inimigo, um entregando o outro, um clima de verdadeiro Big Brother.


Este ambiente é péssimo para os planos eleitorais do governador. Ou Tião Viana faz uma intervenção, ou mais alguns dias o diretório petista pode ser explodido. E todo este clima tenso está se espalhando pelas demais legendas da Frente Popular.


É notório que Tião Viana quer deixar os dirigentes livres para conduzirem esta fase inicial do processo. Mas ao que parece não estão dando conta do recado, e Tião Viana precisa assumir o timão. A situação é urgente, o governador precisa entrar com mão de ferro, ou um novo Titanic se afundará nas águas barrentas do rio Acre.


Dentro do PT o problema mais recente foi a caravana de Anibal Diniz (PT) pelo Alto Acre na semana passada. A revelação de que o superintendente do Incra, Idézio, usou um veículo oficial do órgão para participar do evento ocasionou uma caça às bruxas. O objetivo é saber quem passou a informação para a imprensa.


Os aliados do senador veem na atitude ação do grupo de Francisco Nepomuceno, o Don Juan Carioca, pois ele é o principal interessado em desgastar as pretensões de Anibal, para fazer valer a vontade do Palácio Rio Branco por Perpétua Almeida (PCdoB).  



O que o Carioca tem? 
Outro assunto não deixará de estar nas rodas políticas nas próximas semanas que não seja o Cariogate. Talvez, até este momento tenso da FPA seja um pouco esquecido, com as atenções se voltando ao escândalo sexual. Uma das questões é saber: enfim Carioca perderá força e influência junto ao governo? Não acredito nesta hipótese, mas é bem provável que Tião Viana (PT) o tire da linha de frente. 

 


Santa fé
As bandeiras liberalizantes do PT já não são bem aceitas no eleitorado conservador-cristão. Um escândalo sexual em ano eleitoral era tudo o que o Palácio Rio Branco não queria. Apesar de ter aos seus pés pastores de grandes denominações evangélicas, Tião Viana compreende que este é um voto consciente, onde muitas das vezes as ovelhas se rebelam contra o líder. 

 


Sobe e desce 
Informações dão conta de que o dia foi de muita agitação ontem pelos corredores da prefeitura e do governo. Um sobe e desce de lideranças petistas pelas escadas, um abre e fecha portas nos gabinetes. Segundo fontes, Aline Braga e Dimas Sandas tiveram reunião fechada com o prefeito Marcus Alexandre (PT) –não se sabe se eles dividiram o mesmo espaço, ou cada um em horário diferente. 

 


Funções públicas 
Muito se questionou sobre o trabalho da imprensa em revelar o Cariogate. Era dever do bom jornalismo assim proceder. As pessoas envolvidas são servidores públicos, ocupam funções importantes, é dever dos jornais fiscalizá-los. Houve a ocorrência de um crime conforme o BO. Por muito menos, casos como estes em países de “democracia avançada”  resultam em renúncias e demissões 

 


 Explicações 
Correta a postura do secretário Nilson Mourão (Direitos Humanos)em  se posicionar de forma dura, ao informar que, aberta a denúncia-crime, o seu auxiliar seria afastado da função. Seria inconcebível para a pasta de Direitos Humanos ter em seus quadros uma pessoas denunciada por agressão física contra uma mulher. Ainda nesta segunda ele se encontrou com Tião Viana para tratar do assunto. 

 


 Rasteiras 
Quem levou uma rasteira por estes dias foi o deputado Jonas Lima (PT). Após apoiar a eleição de Burica para a prefeitura de Rodrigues Alves, Jonas Lima recebeu a informação de que o prefeito vai lançar a mulher como candidata à Assembleia Legislativa. Seria a repetição de Francisco Deda, ex-gestor que sempre emplaca a companheira, Maria Antônia (Pros), no parlamento. 


Para se comunicar com Fábio Pontes use o e-mail
: fabiospontes@gmail.com


 


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Conhecimento indígena pode melhorar relação com o meio ambiente

Após seguidas catástrofes socioambientais causadas pela ação do homem na natureza, a busca por conhecimentos…

19/05/2024

Mulher Melão quase se afoga na praia de Barra e é resgatada por salva-vidas

Renata Frisson, a Mulher Melão, passou por um susto daqueles neste domingo (19). É que…

19/05/2024

Projeto altera o cálculo da renda para concessão do Bolsa Família

O projeto de lei 950/24 altera um dos critérios para concessão do Bolsa Família ao…

19/05/2024

Feijoada solidária no Acre visa arrecadar doações para às vítimas de enchente no RS

O Centro de Tradições Gaúchas do Acre Cel. Plácido de Castro (CTG) promove uma feijoada…

19/05/2024

Bocalom canta Cavalgada para a namorada durante festa de aniversário

O prefeito de Rio Branco Tião Bocalom fez uma declaração de amor à namorada Kelen…

19/05/2024

PM rebate Neto Brito e diz que região da boate é um dos locais onde mais se registra acidentes

A Polícia Militar do Acre emitiu nota na tarde deste domingo (19) depois que o…

19/05/2024