O senador Anibal Diniz (PT) iniciou na quinta-feira (16) uma peregrinação pelo interior do Acre na tentativa de conseguir apoio para sua candidatura de reeleição ao Senado pela Frente Popular. A agenda de Diniz, que vem sendo divulgada e atualizada diariamente em sua Fan Page no Facebook, teve inicio pela região do Alto Acre.
Entre os membros da comitiva que acompanham o senador petista está o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Idésio Franke, que está usando um carro oficial para a realização das visitas aos militantes do PT.
De acordo com uma fonte que enviou as fotos, Idésio Franke está participando ativamente das reuniões de Anibal Diniz nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia e Assis Brasil. As fotos enviadas à reportagem de ac24horas mostram ainda a camionete modelo L200 de cor branca, com a identificação do órgão estacionada nos locais onde ocorrem as reuniões com a militância petista.
“Não sou contra que secretário, cargo comissionado ou outro gestor acompanhe seu candidato e até apoie ele em suas viagens e reuniões, mas usar carro oficial, com combustível pago pelo contribuinte e ainda recebendo diárias, ai já é demais. O Idésio exagerou quando dispôs de um veículo oficial para fazer campanha para o Aníbal Diniz”, disse o denunciante ao enviar as fotos.
A agenda do senador segue por toda a sexta-feira (17) e encerra com reunião na cidade de Capixaba, no sábado.
A reportagem de ac24horas tentou por diversas vezes entrar em contato com o superintendente do Incra pelo seu telefone celular 99**13**. Em determinado momento a ligação foi atendida, mas desligada logo em seguida. A assessoria de Idésio foi contactada, mas também não deu retorno. Portanto, o chefe do Incra no Estado poderá se manifestar sobre o caso quando achar que deve.
O OUTRO LADO
Por telefone, o superintendente do Incra, Idésio Franke falou com a reportagem de ac24horase negou as informações de que estivesse usando carro oficial para acompanhar a comitiva do senador petista Aníbal Diniz a região do Alto Acre.
De acordo com Idésio, sua passagem pelo municípios de Brasileia, Epitaciolândia, Assis Brasil e Xapuri aconteceu em cumprimento a uma agenda do Incra, onde foram realizadas várias reuniões com sindicato de trabalhadores rurais para discutir a criação de assentamentos na região
De acordo com informações do superintendente, na quinta-feira, 16, Idésio participou de uma reunião com o sindicato dos trabalhadores rurais da cidade de Assis Brasil, onde discutiram sobre a criação do projeto de assentamento São Francisco e o levantamento na necessidade de ramais na região.
Na manhã desta sexta-feira, 17, o superintendente participou na Câmara Municipal de Epitaciolândia de uma reunião para discutir o uso da patrulha mecanizada e de equipamentos rurais do Incra que estava sendo usado de forma indevida pela Prefeitura.
Na tarde desta sexta-feira, ele participou de uma reunião em Xapuri para tratar de questões ligadas ao projeto de assentamento Equador junto com representantes da Coopfloresta sobre a anuência do Incra para plano de manejo florestal para área
“Tive uma extensa agenda esses dois dias cuidando de assuntos de interesse do Incra e não vim para acompanhar o senador Aníbal como foi dito. Eu encontrei o senador no Alto Acre e participei sim de algumas reuniões com eles, mas foi fora do expediente depois de cumprir a agenda oficial do Instituto. Mais uma vez eu repito não vim em comitiva alguma, vim para tratar de interesses do Incra”, esclareceu Idésio Franke.