Menu

Acre poderá ter novas unidades prisionais

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (Dou) desta sexta-feira (17), foi instituída a Política Nacional de Atenção às Mulheres em Situação de Privação de Liberdade e Egressas do Sistema Prisional.

O documento, criado pelo Ministério da Justiça e pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, a proposta tem como objetivo reformular as práticas do sistema prisional de maneira que garanta os direitos das mulheres brasileiras e estrangeiras. Sua finalidade é auxiliar o acesso das mulheres a políticas públicas de proteção social, trabalho e renda.

Anúncio

O monitoramento das presas provisórias também é parte integrante do plano, e é implantada no sentido de priorizar o atendimento jurídico e dar mais agilidade a conclusão dos processos.

Por meio do documento publicado do Dou, fica estabelecido o incentivo à construção e adaptação de unidades prisionais exclusivamente femininas e regionalizadas, no interior dos estados. A portaria prevê, ainda, a execução de atividades e rotinas carcerárias com atenção às diversidades e especificações das mulheres no que diz respeito à idade, escolaridade, etnia, maternidade e outros aspectos. As informações são da Agência Brasil.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.