Inspirados nos últimos “rolezinhos” realizados desde o mês de dezembro, quando milhares de jovens marcaram encontros em shoppings de São Paulo e foram reprimidos pela ação policial, os acreanos planejam uma edição local do protesto.
Por meio da comunidade do Facebook “Periferia em Movimento – Rolezinho no Via Verde Shopping”, os cerca de 40 participantes, até o momento, confirmaram presença e discutem estratégias para o evento, que está marcado para o próximo dia 26 de janeiro, às 19h, no Via Verde Shopping.
O Movimento “Rolezinho”, criado no final do ano passado por jovens das periferias paulistana, começou a se espalhar por todo pais e já chegou ao Acre. Os “rolezinhos” são encontros marcados pela internet por adolescentes, normalmente pobres, a maioria negros, querendo se divertir, mas também usado como forma de protesto contra o preconceito e segregação social.
Nos grandes centros do País, os “rolezinhos” viraram tática de protesto e ganharam a adesão dos movimentos sociais, que politizam o evento e anunciam manifestações aproveitando as eleições e Copa do Mundo.