Menu

Pesquisar
Close this search box.

Cameli visita ribeirinhos e discute apoio para comunidades da região

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Intensificando suas ações durante o recesso parlamentar, o deputado federal Gladson Cameli (PP-AC) visitou neste final de semana, várias comunidades do rio Envira para prestar contas do mandato as famílias da região e discutir propostas que atendam as necessidades locais.


SONY DSC


O seringal Porto Rubin foi um dos primeiros a receber a visita do parlamentar, que após viajar dez horas de barco com sua equipe, conversou com moradores de sete comunidades, entre elas Vila Alves, Formoso, Samaúma, Nova Olinda, Santa Rosa, Vista Alegre, Cidade e Quatro Jota.

Anúncios


O líder do Seringal Porto Rubin, Zeca Porto, agradeceu a presença do deputado e apresentou a real situação vivenciada entre eles. “Os problemas são diversos, mas o principal deles é a saúde, pois estamos a mercê da sorte. Uma outra situação que nos incomoda bastante é o fato dos nossos filhos terminarem a quarta série e serem obrigados a parar os estudos, pois não temos meios para levá-los a cidade”, desabafou o senhor João, também descontente por não poder fazer sequer o roçado para a plantação de legumes na região.


Cameli ouviu atentamente todas as lideranças e se dispôs a buscar alternativas viáveis que ajudem as famílias a produzir e a permanecer em suas localidades, apesar das dificuldades encontradas, oferecendo melhoria de vida para os cidadãos que vivem isolados. Para ele, a saúde e a ajuda a produção são prioridades aos moradores daquela região tão carente e necessitada.


“Infelizmente ainda existem lugares onde a forma de sobrevivência é precária, a saúde está fora do alcance das pessoas, o ensino tem limitações e não existem perspectivas de melhorias de vida para as famílias do Acre. Além disso, o estado tem que dar alternativas para que essas famílias possam produzir, já que não podem desmatar e nem usar o fogo na limpeza dos seus roçados. Precisamos de um olhar amplo e de iniciativas que garantam soluções para esses problemas”, disse.


Na comunidade, Gladson Cameli encontrou ainda membros da WWF-Brasil, que realizam desde 2002 o projeto Alto Purus, um trabalho em toda extensão do rio Envira, através do manejo do pirarucu em parceria com a colônia de pescadores da região, gerando o manejo participativo, e a colaboração dos moradores para a preservação e limpeza dos lagos. Cameli vem fortalecendo as atividades de pesca no estado, com recursos destinados a melhoria da infraestrutura das colônias de pescadores dos municípios.


Na comitiva, acompanharam o deputado o vereador Charles Guimarães (PP), Neto Ribeiro e Renê Sales, Kiefer Cavalcante e Gilberto Braga.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido