Categories: Coluna do Nelson Destaque Direita Notícias

Governo da FPA perde quase toda bancada federal

Por
Venicios

Uma constatação que a mídia oficial nega-se a fazer: o atual Governo do Acre perdeu o apoio de praticamente toda a sua bancada federal. O Estado tem oito deputados federais e, atualmente cinco deles estão na oposição, Gladson Cameli (PP), Flaviano Melo (PMDB), Antônia Lúcia (PSC), Henrique Afonso (PV) e Márcio Bittar (PSDB). Vale lembrar ainda que dos três que restaram da base de apoio do Governo dois são de grupos internos dissidentes do PT. Taumaturgo Lima (PT) e Sibá Machado (PT) fazem parte da corrente DS (Democracia Social), contrária a DR (Democracia Radical), que predomina na atual gestão e, portanto, não morrem de amores pela atual condução política do Estado. Restou a deputada Perpétua Almeida (PC do B) que deve condicionar a sua indicação como candidata ao Senado para manter fidelidade absoluta.


Mudança dos ventos
Quando começou a sua gestão, em 2011, o governador Tião Viana (PT), tinha o apoio de cinco deputados federais e obviamente maioria absoluta da bancada. Agora, o jogo está invertido. A representatividade do Governo em Brasília despencou.


Matemática incorreta
Alguns comentaristas políticos adoram ressaltar que o atual Governo da FPA é mais politizado que os anteriores. Mas que matemática maluca é essa que faz a gestão perder representantes políticos no Congresso Nacional?


Realidade dos fatos
Nos 15 anos de poder a FPA nunca teve uma representatividade federal tão pequena. Os governos de Jorge Viana (PT) e Binho Marques (PT) sempre contaram com a maioria absoluta da bancada em Brasília.


Questão de justiça
No entanto, se a atual gestão perdeu apoio significativo em Brasília, por outro lado, aumentou a sua bancada na ALEAC. Os deputados Jamyl Asfury (PEN) e Marileide Serafim (PSL), eleitos pela oposição, se bandearam pro lado governista.


A chave do Senado
Até mesmo pelo atual quadro que a garantia de vitória de um candidato da FPA ao Senado tornou-se essencial. São dois senadores da base, Jorge Viana (PT) e Anibal Diniz (PT) e, um de oposição, Petecão(PSD). Se a FPA perder uma das vagas os oposicionistas ficarão em maioria no Senado.


Três anos e nada de Dilma
A presidente Dilma (PT) não deu as caras no Acre durante o atual Governo. Ao contrário do ex-presidente Lula (PT) que era visita constante no Estado. Dilma parece não ter esquecido a sua esmagadora derrota nas urnas acreanas em 2010.


Cidadã acreana
Logo na abertura dos trabalhos da ALEAC, o deputado Major Rocha (PSDB) vai apresentar projeto concedendo o título de cidadã acreana à presidente Dilma (PT). Conforme o rito o projeto irá ao plenário para votação. Quem votará contra?


Ironia do destino
A justificativa do deputado oposicionista é que com o título pode ser que a presidente Dilma (PT) venha ao Acre. Na realidade a situação acabará sendo uma “calça justa” para a bancada de apoio ao Governo.


Puxa e encolhe
Uma parte da assessoria política petista mais próxima ao governador defende a candidatura de Perpétua Almeida (PC do B). Em visita ao Juruá, o senador Jorge Viana (PT) levantou a bandeira de Anibal Diniz (PT), à reeleição ao Senado.


Quem vai e quem fica
Apesar dos esforços de Jorge Viana (PT) dificilmente Anibal Diniz (PT) será o candidato ao Senado da FPA. Claro que na política tudo é possível. Mas o quadro atual não beneficia Anibal, que está fazendo um bom mandato em Brasília.


Na companhia do “chefe”
Quem acompanha o governador Tião Viana (PT) na extensa agenda de inaugurações no Juruá é, justamente, a deputada federal Perpétua Almeida (PC do B). Anibal Diniz (PT) não está na comitiva.


Cada um no seu quadrado
Segundo uma fonte que acompanha a agenda durante as inaugurações Perpétua (PC do B) e o senador Jorge Viana (PT) estão juntos no mesmo dispositivo. Mas “cada um na sua” como manda a boa política de vizinhança.


Ilhados
Os mais recentes movimentos no jogo eleitoral acreano deixaram os pré-candidatos ao Governo, Petecão (PSD) e Bocalom (DEM) isolados. Mas ainda é cedo para alguém jogar a toalha. Muitas águas vão rolar até as convenções partidárias.


Difícil de entender
O ex-prefeito de Acrelândia Bocalom (DEM) teria uma eleição relativamente fácil e barata para deputado federal. A sua recente memória eleitoral ajudaria demais na campanha. Mas ele prefere uma nova aventura majoritária.


Gol de placa
O craque e deputado federal Romário (PSB-RJ) vai apresentar um projeto na Câmara Federal incluindo o estudo da Constituição Brasileira nas escolas. Já era tempo de alguém ter tido essa iniciativa. Conhecer os próprios direitos significa libertação social.


Com um olho no Acre
O diretor da Telexfree no Brasil, Carlos Costa, foi um dos primeiros a ligar para o advogado Roberto Duarte depois de entrevista política à nossa coluna. Ele está atento a todos os lances da política no Estado.


Prudência
O governador Tião Viana (PT) teria dito, em diálogo com o líder sindical dos policiais civis, Itamir Lima, que não podia prometer nada para 2015. Isso porque não sabe se será reeleito.


Cada dia contém a eternidade
Política não é um ciência exata. Tudo pode mudar num telefonema, num acontecimento inesperado ou numa desatenção de um candidato. Daqui até o dia da votação o tempo terá um significado precioso. Pré-candidatos que precisam viabilizar-se financeiramente e politicamente. Interesses diversos que rodeiam o jogo político por determinar o destino de milhares de pessoas no Acre. Portanto, o que se pode fazer é especular, informar e esperar. Mas o final da história só acontece mesmo quando terminar a contagem dos votos.


Share
Por
Venicios

Últimas Notícias

  • Acre

Doze acreanos acertam quadra e faturam mais de R$ 12 mil na Mega-Sena

O sorteio da versão regular da Mega-Sena de 2024, realizado no último dia 17, em…

29/12/2024
  • Acre

Colono tem crânio afundado após colisão entre motocicletas em Sena Madureira

Uma colisão envolvendo duas motocicletas deixou o colono Francisco Menezes Barcio, de 40 anos, gravemente…

29/12/2024
  • Acre 01

Prefeitura desmente organização que cancelou Réveillon no Afa Jardim por falta de alvará

Após a organização do Réveillon Revolution, que seria realizada no Afa Jardim, na capital acreana,…

29/12/2024
  • Acre

Após chegar a 12,80m, Rio Iaco apresenta sinal de vazante

O Rio Iaco começou a apresentar sinais de vazante neste domingo, 29. O manancial chegou…

29/12/2024
  • Cotidiano

Acidente é registrado próximo à Ponte José Nogueira Sobrinho, em Sena Madureira

Um acidente envolvendo um jovem ciclista foi registrado nas proximidades da Ponte José Nogueira Sobrinho,…

29/12/2024
  • Destaque Entretenimento

Mulher traída desmascara pastor durante culto, vira sensação nas redes sociais com mais de 290 mil seguidores

Aryana Medeiros, moradora de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, viralizou ao expor a traição…

29/12/2024