Um usuário do sistema público de saúde de Rio Branco denunciou pelas redes sociais, na tarde desta quarta-feira, 08, a falta de medicamentos de uso contínuo que são distribuídos de forma gratuita nos postos da cidade. De acordo com José Reinaldo Gomes, já faz um mês que o remédio “Enalapril”, utilizado no controle da pressão alta, está em falta na rede de distribuição.
José Reinaldo informou que nem na Farmácia Popular está sendo distribuído o medicamento. “Tive de pedir o remédio emprestado para minha irmã, que o tinha em casa, para puder controlar minha pressão”, afirma Gomes.
O medicamento que, segundo Reinaldo, está em falta, consta no Anexo I da Portaria nº 4.217, de 28 de dezembro de 2010, do Ministério da Saúde, que trata sobre a Política Nacional de Medicamentos e define as diretrizes, as prioridades e as responsabilidades da Assistência Farmacêutica para os gestores federal, estadual e municipal do Sistema Único de Saúde, o SUS.
O OUTRO LADO
Procurada pela reportagem do ac24horas, a secretária municipal de saúde, Alexandrina Chaves, informou que o medicamento citado consta no estoque do órgão e assinala que a grande procura pelo Enalapril poderia ter levado o medicamento à escassez em alguns centros de saúde.
A secretaria destacou que ainda na tarde hoje, 8, todos os centros de saúde de Rio Branco receberão novos lotes da medicação. “Um levantamento está sendo feito agora para saber qual posto de saúde precisa dessa medicação”, disse.
O MEDICAMENTO “ENALAPRIL”
É um produto fármaco utilizado no tratamento da hipertensão, e também em casos de insuficiência cardíaca (IC), sendo que seu mecanismo de ação envolve a inibição da enzima conversora da angiostensina (ECA).
O QUE É A HIPERTENSÃO ARTERIAL
A Hipertensão arterial é uma doença crônica determinada por elevados níveis de pressão sanguínea nas artérias, o que faz com que o coração tenha que exercer um esforço maior do que o normal para fazer circular o sangue através dos vasos sanguíneos.
A pressão alta é um dos principais fatores de risco para a ocorrência do acidente vascular cerebral, tromboembólico ou hemorrágico, enfarte agudo do miocárdio, aneurisma arterial (por exemplo, aneurisma da aorta), doença arterial periférica, além de ser uma das causas de insuficiência renal crónica e insuficiência cardíaca. Mesmo moderado, o aumento da pressão sanguínea arterial está associado à redução da esperança de vida. Segundo a American Heart Association é a doença crônica que ocasiona o maior número de consultas nos sistemas de saúde, com um importantíssimo impacto econômico e social.
O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comunicou na noite desta quarta-feira, 27, a fuga do…
Para comemorar os 35 anos da campanha Papai Noel dos Correios, foi realizada na noite…
O prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PL), comentou nesta quarta-feira (27) a denúncia do…
Nesta próxima sexta-feira, 29, acontece em Rio Branco a programação da Semana Nacional de Regularização…
Em cerimônia no auditório do Ministério Público do Acre, em Rio Branco, a Prefeitura de…
Lideranças indígenas denunciaram nesta quarta-feira, 27, por meio de rede social, que um grupo de…