Menu

Petistas começam articulações para manutenção de cargos nas secretarias chave do governo

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Os substitutos_blog_abre

Os secretários de Sebastião Viana (PT) candidatos a deputado nem começaram a limpar as gavetas e nos bastidores já é intensa a movimentação para as indicações ao governador dos novos nomes a ocuparem as pastas em questão. Ao menos quatro auxiliares diretos de Sebastião vão concorrer à Assembleia Legislativa: Lourival Marques (Agricultura e Produção), José Reis (Pequenos Negócios), Daniel Zen (Educação) e Mâncio Lima Cordeiro (Sefaz).

Anúncio

Todas estas secretarias são da cota do partido de Sebastião, o PT. E é dentro do PT em que se concentram mais as articulações. Em disputa, mais uma vez, as principais tendências, a Democracia Radical (DR) e o grupo dos “41%”, formado por Democracia Socialista (DS), Articulação, Articulação Sindical e Esquerda Popular e Socialista (EPS), lideradas pelo deputado federal Sibá Machado. 

O grupo está de olho no assento de Lourival Marques. A Seaprof é apontada como estratégica para eles por lidar diretamente com os segmentos do campo, desde a agricultura familiar até o cooperativismo. 

Os “sibanistas” pretendem se reunir com Sebastião Viana para pleitear a pasta, tendo como principal argumento a expressiva votação recebida em novembro no Processo de Eleições Diretas (PED). 

Mas por eles terem enfrentado o candidato do governador e dividirem o partido em duas chapas –quando Sebastião desejava a unidade – petistas avaliam como pouco provável a chance deles abocanharem a Seaprof. 

Outra pasta importante e dona do maior orçamento do Estado, a Educação é alvo da cobiça da DR, que já tinha indicado o atual secretário no final de 2010. A tendência é que a ala majoritária petista continue com a Educação, indicando o sucessor de Zen. 

Já a pasta de Pequenos Negócios, criada nesta gestão, é da cota pessoal do governador, e apontada como uma das principais vitrines eleitorais palacianas; caberá tão somente a Sebastião dizer quem substitui José Reis.  

O que deve ficar certo é a substituição de Mancio Lima Cordeiro na secretaria da Fazenda Estadual.  Joaquim Manoel Mansour, o ‘Tinel’, braço direito do governador Sebastião Viana e do secretário, é o mais cotado para ser o titular da pasta enquanto Mâncio disputa uma cadeira na Câmara Federal.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.