Menu

Pesquisar
Close this search box.

Insatisfação com Bocalom e Petecão torna Bittar principal nome na oposição

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

A entrada de 2014 continua a revelar o primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Márcio Bittar (PSDB), como o principal candidato da oposição a enfrentar o favoritismo do governador Sebastião Viana (PT), com o Acre voltando a refletir a decana polarização entre PSDB e PT na disputa pela presidência da República.


Desde 2006 sem concorrer a uma eleição majoritária, o nome do tucano é hoje o mais bem posicionado entre os oposicionistas conforme pesquisa Ac24horas/Delta divulgada no fim de dezembro.

Anúncios


Bittar supera até mesmo Tião Bocalom (DEM), recém-saído da disputa pela prefeitura de Rio Branco em dois turnos em 2012, e que, teoricamente, deveria estar liderando as intenções entre os eleitores. Mas as sucessivas derrotas do ex-tucano e seus já fadigados discursos anti-PT parecem não encontrar mais eco na sociedade.


A derrota de Bocalom para Marcus Alexandre (PT), quando chegou a aparecer com 68% da preferência dos pesquisados, é outro fator a enfraquecer o ex-tucano e afastar aliados importantes. Tanto assim que ele precisou fazer intervenção no Democratas ao se ver sem espaço no PSDB, não estando disposto em ceder a majoritária para Márcio Bittar.


Do outro lado, Petecão também acarreta os efeitos de 2012, apontado como um dos principais culpados pela derrota de Bocalom no primeiro turno, ao dividir os palanques oposicionistas, patrocinando a candidatura de Fernando Melo pelo PMDB. A atuação parlamentar apagada de Petecão o descredencia como alternativa segura para uma eventual saída do PT do poder.


Todas as tentativas realizadas por Petecão para fomentar sua candidatura aos poucos vão se mostrando inócuas. A primeira delas foi tirar legendas de dentro da Frente Popular; não obteve nenhuma, e ainda perdeu a aliada Antônia Lúcia (PSC), indo ela para o bloco de Bittar.


O presidente do PSDB/AC vem tendo uma atuação discreta nas negociações para sua candidatura ao Palácio Rio Branco. Ele será o candidato com o maior tempo de TV por ter coligado com as siglas com maiores bancadas da Câmara: PMDB, PP, PR, Solidariedade e o próprio PSDB. Bittar terá entre seus cabos eleitorais o Leão do Juruá, o prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales (PMDB), um dos gestores mais bem avaliados do Estado.


O tucano é visto como um dos nomes de oposição mais preparados para o debate direto com Sebastião Viana (PT), além de ser considerado pelos eleitores como o mais confiável para manter a estabilidade política conquistada nos últimos 15 anos, evitando o regresso aos nebulosos tempos do pré-PT.


 


 


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido