O prefeito de Rio Branco, Marcus Viana (PT) foi o entrevistado do telejornal Bom dia Amazônia (TV Acre) dessa segunda-feira (30) e na ocasião, ele fez um balanço dos trabalhos de 2013, avaliou o primeiro ano de sua gestão e lançou desafios para o próximo ano.
Inicialmente ele falou dos problemas que muitas prefeituras tiveram na área da economia, disse que a mobilidade urbana foi o grande desafio da prefeitura de Rio Branco por conta das manifestações que aconteceram no meio do ano.
“Nós conseguimos reduzir a passagem em abril antes das manifestações de junho. Reduzimos para estudantes e depois para a população. Ou seja, conseguimos congelar a passagem por alguns anos e conseguimos trazer uma nova frota de ônibus”, disse.
Ainda falando sobre mobilidade urbana, o prefeito acrescentou sobre o aumento da frota de carro e o fluxo nas ruas da capital. Ele citou as medidas que foram implantadas para melhorar o trânsito como a revitalização da malha viária e o plano de contingência.
Questionado sobre a situação da mudança de empresa que recolhe o lixo, Viana pediu desculpas pelos problemas ocasionados pela empresa Tucano e falou sobre a ampliação da coleta com a implantação da nova empresa que iniciará os trabalhos ainda essa semana.
“O lixo não foi um problema em Rio Branco, mas, nós tivemos dificuldades nesse ano. A empresa Tucano sempre cumpriu com suas obrigações, mais tivemos problemas nesses últimos dias. A nova empresa que iniciará os trabalhos a partir do dia 1° fará uma ampliação com carros e novos garis. Isso vai ajudar a resolvermos esse problema”, respondeu Viana informando que o número 3225-5513 recebe reclamações e sugestões.
A saúde foi outro tema abordado pelo entrevistado. O programa “Mais Médicos”, do Governo Federal possibilitou, segundo Viana, melhora no atendimento nas Unidades de Saúde e nos postos da capital.
“Nós tínhamos uma defasagem de 91 médicos, recebemos cerca de 30 graças aos esforços da presidente Dilma Rousseff e do governador Tião Viana. Conseguimos estender o número de atendimentos nas unidades de saúde, avançamos nas compras dos medicamentos e colocamos reforços no nosso almoxarifado. A nossa grande dificuldade, nessa área é conseguir médicos especialistas. Temos demandas na área da pediatria, mais vamos resolver com o planejamento que estamos fazendo”, comentou.
O petista falou ainda sobre educação. De acordo com ele, a greve desse ano não prejudicou o ano letivo da rede municipal de educação e citou que a prefeitura está aberta para dialogo com os profissionais da área.
Finalizando a entrevista ao jornalista Thiago Roger, o prefeito Viana falou sobre os investimentos para o próximo ano e agradeceu a sua equipe.
“Podemos comemorar muitas coisas em 2013. Montamos um time coeso e voluntário que trabalho nos finais de semana e feriado como a Sensur. Conseguimos investimentos necessários para avançar no transporte, em obras como a do Shopping Popular, conseguimos entregar o terminal urbano com novos coletivos, aumentamos as vagas em escolas e creches”, finalizou.
O Tribunal do Júri da 1ª Vara de Rio Branco condenou Jocir Bezerra de Freitas…
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio da Superintendência Regional no…
Deputados estaduais estão apreensivos com a reeleição e, justificadamente. O consenso entre aqueles já em…
O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 96 vagas de emprego nesta…
O tempo será quente e intercalado por chuvas pontuais nesta quinta-feira, 28, em todas as…