Categories: Blog do Crica Destaque Notícias

A oratória e o voto

Por
Roberto Vaz

Que o deputado federal Henrique Afonso (PV) tem um bom discurso, não se discute. Mas, para ganhar a eleição majoritária tem que ter uma simbiose com o eleitor. A última pesquisa de opinião pública mostrou que não levaram a sério a sua candidatura ao governo. Como se diz no popular: ficou em rabagésimo lugar. Isso o deixa sem poder de fogo para liderar a oposição.


Vice é do PMDB
Pádua Bruzugu, militantes do PMDB, dizia ontem numa conversa que, o seu partido é quem vai indicar o vice de Márcio Bittar. “O Henrique chegou ontem e já quer pegar a janela?”, indaga.


Mexida desastrada
O certo é que Henrique Afonso fez uma mexida desastrada. Ontem de manhã estava na FPA, de tarde com Sérgio Petecão e Tião Bocalon e de noite com Márcio Bittar, isso não pegou bem.


Usou bem a mídia
O senador Anibal Diniz (PT) usou bem a mídia e surfou na crise, mas, não sei se vai emplacar sua candidatura à reeleição. O quadro no PT está nebuloso. E com certeza deixará arranhões.


Resolver logo
A vaga do Senado é uma equação que o PT tem de resolver logo para não acontecer fissura. Quanto mais se arrasta a indefinição mais se acirra o cabo-de-guerra entre Anibal e Perpétua.


Primeira mão
B blog deu em primeira mão que o secretário da Fazenda, Mâncio Cordeiro, deixaria o cargo para disputar vaga de deputado federal. A confirmação oficial veio agora na festa da SEFAZ.


Bateu firme
Ontem, na reunião em que centenas de servidores de cooperativas comemoravam benefícios do governo, o Vice César Messias, cutucou: “o Márcio Bittar é a oposição foram contra vocês”.


E foi mais fundo
“Enquanto o projeto do governo que beneficiava vocês era votado na Aleac, o Márcio ordenou por telefone, de Brasília, que todos os deputados da oposição votassem contra”, disse César.


Nome por nome
E foi citando nome por nome dos deputados da oposição.


Seguro morreu de velho
Ontem, um dirigente da oposição explicava porque acha que Márcio Bittar lançará a mulher Márcia à deputada federal: “sabe ser difícil ganhar o governo e não quer ficar sem mandato”.


Faz muito sentido
O comentário faz muito sentido. Sem mandato ficaria como boi sem chocalho, que não puxa a manada. E com a mulher Márcia com mandato teria uma voz sua nos debates da oposição.


Chapas fortes
Dois partidos nanicos têm chapas fortes para a Assembléia Legislativa: PDT e PRP. Não é demais se dizer que cada um destes partidos elegerá dois deputados estaduais.


Só para chatear
Só para chatear: “sou tricolor de coração/ sou do time/ tantas vezes campeão/ eu sou/ é tricolor”… . E ia me esquecendo: em 2014 voltaremos a ser os campeões brasileiros.


Coisas que não se explicam
O parente de um prefeito da fronteira tinha no pasto de uma pequena propriedade dez cabeças de bois tucuras. Hoje, o pasto está lotado de Nelores PO. E não acertou na MEGA!


Bom nome
Neto Ribeiro (PP), advogado, está entre os bons nomes dos que vão disputar pela primeira vez uma vaga na Câmara Federal. Sua chance depende por qual coligação ele disputará a eleição.


Fica no cargo
Ao contrário do se chegou a aventar, o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães, não disputará uma vaga de deputado federal, está no pacotão do acordo fechado com o PT.


Não tão cedo
2013 está se encerrando e nem sonho do caso do Telexfree ser resolvido. Não há mais esperança dos investidores que esse caso venha a ser resolver definitivamente tão cedo.


Fim do suplício
Se é para acabar com o Telexfree, que acabe logo e se restitua o dinheiro dos investidores.


Tem que ser assim
O governador Tião Viana diz que, a última palavra sobre a escolha do Vice da sua chapa será a sua. E nem poderia ser o contrário. Ter um Vice problemático é confusão para o mandato todo.


Troco no carioca
O deputado Geraldo Pereira (PT) não disse que apóia a reeleição do senador Anibal Diniz (PT) por convicção, mas, apenas para dar um troco ao Carioca, com quem já se desentendeu.


Situação interessante
O PCdoB acha que tem pouco no governo da FPA (mesmo tendo um grande quinhão) e os partidos nanicos, alguns com mais votos que o PCdoB, acham que o PCdoB tem cargos demais.


Vice é como cabo
Não consigo entender essa gula por ser vice em uma chapa como a da oposição, que vai entrar na eleição com seus candidatos a governador tendo a metade dos votos do Tião Viana, em todas as pesquisas realizadas até aqui. Vice de candidato favorito já não é muita coisa, quanto mais Vice de quem está na disputa como zebra. Vice é como cabo no Exército: não manda porque não é sargento e não faz nada porque não é soldado. Vice não é nem nome de viela. 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Televisão

Dispensado após 43 anos, Galvão Bueno acerta primeiro trabalho fora da Globo

Com o pé já fora da Globo após 43 anos, Galvão Bueno acertou seu primeiro…

23/11/2024
  • Destaque 1
  • Notícias

Roberto Vaz afirma que Flaviano Melo aliava política com social: “administrador respeitado”

Durante o velório do ex-governador, ex-senador e ex-deputado federal Flaviano Melo, o jornalista Roberto Vaz,…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

João Correia reforça necessidade de união no MDB após morte de Flaviano

Em entrevista concedida ao ac24horas na manhã deste sábado, 23, o ex-deputado federal João Correia…

23/11/2024
  • Acre
  • Notícias

Vagner Sales destaca legado de Flaviano e diz que MDB não se curva a cargos

O novo presidente do MDB no Acre Vagner Sales destacou neste sábado, 23, em entrevista…

23/11/2024
  • Acre 01
  • Notícias

Marcus Alexandre chora ao ver Flaviano em caixão: “me recebeu como um filho”

Marcus Alexandre, última aposta de Flaviano Melo na política, chegou cedo ao velório do ex-governador…

23/11/2024
  • Notícias
  • Política

Advogada é nomeada para coordenação da Suframa no Acre

A administradora e advogada Camila de Holanda Tavares Mendonça tomou posse nesta sexta-feira, 22, como…

23/11/2024