Categorias: AcreNotícias

TCE multa prefeito Otávio Vareda por irregularidades em Capixaba

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram em sessão realizada na manhã desta quinta-feira pela aplicação de multa de R$ 7.140 ao prefeito de Capixaba, Otávio Guimarães Vareda, e multa de R$ 1.428 a secretária municipal de Finanças, Aurilene de Oliveira Vieira, por irregularidades encontradas durante a vigência do decreto administrativo instituído pelo gestor.


De acordo com a inspeção realizada na prefeitura pela equipe de auditoria do Tribunal, foram encontradas ilegalidades na aquisição de bens e serviços sem a realização de licitação. O prefeito ainda instituiu a própria remuneração por decreto, sendo que a Câmara Municipal teria a responsabilidade.


Vareda teria realizado gastos sem o empenho financeiro, comprando combustível, medicamentos, além de ter contratado a realização de limpeza e transporte público, desrespeitando a legislação.


Com a ilegalidade, houve pagamentos em desacordo com a lei, o descontrole financeiro e da conta corrente.


O gestor terá um prazo de 30 dias para pagar a multa, sendo realizada a cobrança judicial caso o valor não seja recolhido. Cópias do processo serão encaminhadas ao Ministério Público Estadual (MPE) e as falhas serão apensas à prestação de contas que será analisada quando for entregue.


No início do ano, as prefeituras de Capixaba, de Brasiléia, de Porto Acre, de Santa Rosa do Purus e de Sena Madureira decretaram emergência administrativa, então os conselheiros emitiram o Ato n° 01 suspendendo os atos dos gestores.


A decisão dos membros do TCE teve o objetivo de verificar o fundamento jurídico que motivou a emergência.


Compartilhe
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas