Às vésperas do Natal o movimento no comércio de Rio Branco ainda é tímido, mas de muita expectativa entre os comerciantes em torno das vendas.
As lojas estão enfeitadas com temas natalinos para receber seus clientes. A meta é atrair o maior número possível de compradores.
Na Galeria Meta, um dos pontos comerciais mais tradicionais e freqüentados de Rio Branco em épocas festivas, o Papai Noel, a árvore e as luzes de Natal recepcionam a clientela.
A Associação Comercial do Acre estima uma circulação de R$ 200 milhões no comércio local durante as compras de Natal e fim de ano, mesmo com o 13º terceiro sendo pago após o dia 25 de dezembro, como anunciou o governo.
“A expectativa é de que o comércio reaja, que haja boas vendas. Todo comerciante vive em torno dessa expectativa para fazer seus negócios, né. Então, de agora pra frente que é quando as empresas pagam o décimo terceiro e começa a circular dinheiro a expectativa é claro que
aumenta. Entre governo, prefeitura e governo, o pessoal ta estimando R$ 200 milhões”, diz o presidente da Acisa, Jurilande Aragão.
Porém, outro fator em época de fim de ano durante o pagamento do 13º terceiro deve ser levado em consideração. É que parte do ganho é usado para pagar contas atrasadas.
“É claro que com o dinheiro na mão o cliente compra, mas geralmente o 13º terceiro tá comprometido com muitas outras coisas”, acrescenta Jurilande.