“A saúde para mulheres do Acre está uma verdadeira vergonha!”, assim classificou a internauta Joelma Dantas numa publicação direcionada ao perfil do governador Sebastião Viana (PT) nas redes sociais.
A queixa da internauta diz respeito à demora na obtenção dos resultados do exame Preventivo ginecológico (Papanicolau, PCCU). Segundo ela, o resultado final demora até 6 meses para sair.
“Imaginem que o PCCU (Papanicolau) que deve ser feito, no mínimo de seis em seis meses, demora até 06 meses pra sair o resultado! No CECON (Centro de oncologia) quem precisa de uma biópsia, que é feita no Hospital das Clínicas, vai esperar sete meses para receber o resultado!! A secretária de saúde é uma mulher, Sueli Melo,mas nem por isso ela tem se preocupado com a saúde feminina! Ei Governador Tião Viana atente para esse absurdo,pois são exames fundamentais pra saúde da mulher,e a demora deles,muitas vezes ,acaba em morte!”, publicou.
O PCCU É um exame que tem por objetivo o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino (parte baixa do útero), para que o tratamento adequado seja instituído o mais rapidamente possível e as chances de cura aumentem. É um exame indolor que deve ser realizado uma vez por ano nas mulheres com vida sexual ativa.
Em contato com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde do Acre (SESACRE), fomos informados que o tempo de espera para resultados de exames é de 10 a 15 dias e que a única demora que há é quando os municípios atrasam a entrega dos resultados para o CECON.
O vereador Samir Bestene (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Rio Branco nesta…
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) oficializou nesta quinta-feira, 28, via Portaria…
Natural de Cruzeiro do Sul, a bióloga acreana Rutilene Barbosa Souza apresentou nesta quarta-feira, 27,…
Após ser chamado de fanfarrão por Neymar, Fred Bruno, 35, voltou a falar sobre o…
O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), expressou pesar pela morte de Maria Moura, 73…
O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública…