Ícone do site ac24horas.com – Notícias do Acre

Usados pela oposição

“Derrotar o governador Tião Viana com o apoio da sua base política”. Esse é o principal grito de guerra dos deputados de oposição, na Aleac, na questão da luta pela aprovação da PEC das Emendas Impositivas. Muitos parlamentares da FPA estão fazendo o jogo de inocentes úteis.


Momento histórico
Caso consigam o intento, os deputados da oposição iriam comemorar um feito histórico: a primeira vez na Aleac que um governador foi derrotado com os votos da sua base política.


Ver com quem conta
Essa votação dessa quinta-feira servirá para testar até onde vai a lealdade da base do governo. Tião Viana disse que todos já sabem sua posição a respeito da PEC – é contra – não vai pressionar nenhum deputado porque quer ver a dimensão exata da sua base em momentos de confronto com a oposição.


Nome na mesa
O deputado federal Gladson Cameli (PP) me disse ontem que, confirmada uma nova eleição para a prefeitura de Cruzeiro do Sul, colocará o nome do cunhado Nicolau Junior no debate.


Bem votado
Nicolau Junior é primeiro suplente de deputado estadual do PP. Ontem, se especulava o nome do empresário Assem Cameli, mas, não tinha o principal: ser filiado a algum partido político.


Fortalece muito
Com a sua cassação, agora mais do que nunca, Vagner Sales vai investir pesado politicamente na eleição da filha Jésica Sales (PMDB) para deputada federal, como sua herdeira eleitoral.


Só piranambu
No PMDB de Cruzeiro do Sul, fora da família Sales, não há um nome de peso para disputar a prefeitura numa provável nova eleição. Nenhum peixe graúdo, de qualidade, só piranambu.


Fora de cogitação
Perguntei ontem á dirigente do PV, Shirley, sobre a chance do deputado federal Henrique Afonso (PV) ser candidato a prefeito de Cruzeiro em nova eleição. Resposta: “hipótese zero”.


Montando programa
A meta do PV – diz ela – é fechar o ano com a parte do programa de governo sobre a Educação e Saúde concluídos. A prefeitura de Cruzeiro do Sul, garante, está fora de discussão.


Exemplo de ação
Ontem, 7 da manhã, o prefeito Marcus Alexandre e equipe estavam na Praça do Tropical mostrando aos moradores o projeto da nova praça. Marcus vai longe politicamente.


Fato que impressiona
Na minha experiência, não me lembro de um prefeito com menos de um ano de posse estar como o Marcus, em alta popular. E sendo isso reconhecido até entre os oposicionistas.


 


Chega de borboleta
O deputado Walter Prado (PROS) defende abertamente que o Vale do Acre se transforme num celeiro de produção de soja. “Não podemos viver de adoração de borboletas”, diz.


Vaca mecânica
Pessoa que assistia o discurso do Warter Prado (PROS), saiu com essa: “com essa soja toda, as vacas mecânicas (máquinas que extraem o leite da soja) do Bocalon vão voltar à cena”.


Respeite o bom velhinho!
O padre Paolino Baldassari anda bravo com o secretário de Educação, Daniel Zen, que não renovou convênio para a manutenção de cinco escolinhas de apoio, prejudicando 400 crianças.


Quem sabe não é isso?
É prematuro criticar o prefeito de Sena Madureira, Mano Rufino, por comprar um computador no valor de 7 mil reais. Quem sabe não é um daqueles sofisticados computadores da NASA?


Contador de buracos
E não ficará inservível, para contar os buracos das ruas de Sena Madureira tem que ser de fato um supercomputador com memória de grande capacidade. Na maquininha não dá conta.


Não escapou ninguém
O deputado Moisés Diniz (PCdoB) não poupou ninguém da bancada federal acreana, sobre a distribuição de emendas parlamentares: “deveriam destinar mais aos pequenos municípios”.


Santa rosa
Citou o distante município de Santa Rosa, esquecido sempre na distribuição de emendas dos deputados federais e senadores: “deve ser porque Santa Rosa tem poucos votos”.


Tudo acertado
Ficou tudo certo entre os grupos que se enfrentaram na última eleição do PT. Sentaram, distribuíram os cargos no diretório regional e ficou o dito pelo não dito durante a disputa.


É um otimista
O deputado Lira Moraes (PEN) é um otimista. Desde 2011 que pede ao BB um posto de atendimento no Calafate e nada. Não foi atendido até aqui, não será mais.


Situando as coisas
O autor dessa ação que cassou os mandatos do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, e do seu vice Mazinho Santiago, é de autoria do deputado  Henrique Afonso (PV) e não do PT.


Agora é companheiro
É bom lembrar ao deputado Werles Rocha (PSDB) que o deputado federal Henrique Afonso (PV) agora não integra mais os quadros da FPA, ele é um companheiro da oposição.


Tem tolo que acredita
A coligação do candidato ao governo, deputado federal Márcio Bittar (PSDB), vende um conto do paco político que seu grupo elegerá quatro deputados federais. E tem tolo que acredita!.


Caiam na real
Para eleger quatro deputados federais teriam que bater na casa dos 160 mil votos, e a soma daquela chapa não chega a isso nem que a vaca tussa. Quem tem burro não compra cavalo.


Trincados, não quebrados!
Menos de um ano de gestão e a maioria das prefeituras do interior estão quebradas, empurrando dívidas para 2014, sem ter como pagar, já que terão de contrair mais despesas. A última safra de prefeitos foi uma tragédia, uma das piores dos últimos tempos. Se salvaram poucos. A atual safra caminha célere para bater em mediocridade a anterior, que tanto criticaram nos palanques durante a campanha. Prometem ouro e não dando nem latão.


 


Sair da versão mobile