No protesto realizado , Nixiwaka debateu com algumas entidades daquele país as ameaças que os índios da Amazônia estão sofrendo nos últimos anos, principalmente os indios isolados.
Em entrevista para a Survival International, o índio do Acre comentou sobre a influência do homem na comunidade indígena e pediu ao governo brasileiro que respeite as tribos da Amazônia.
“Como não-indígenas, inclusive missionários, forçaram os Yawanawá a mudar a maneira na qual a tribo orava, se vestia e falava, e chamaram seus rituais como ‘trabalho do demônio’”, descreveu o índio pedindo que “o governo brasileiro respeite os direitos dos povos indígenas, como os Awá, a tribo mais ameaçada do mundo”.
Durante a entrevista Nixiwaka Yawanawá pediu ainda que o povo brasileiro também respeite a cultura e o espaços dos indos. “Nossa terra é a nossa moradia, a nossa casa. Ela é nossa amiga, nossa companheira. Temos muito respeito por nossa terra, e nós temos a responsabilidade de cuidar da nossa mãe terra”, finalizou.
A data e o local do evento mundial não foram revelados pelo indígena.
Aposentados, pensionistas e quem recebe benefícios permanentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão…
O governador Gladson Cameli (PP) realizou na tarde desta quinta-feira, 28, a entrega de 49…
Dados do Novo Caged divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego na última quarta-feira, 27,…
Logo depois que o governo do Acre, por meio da secretaria de Segurança Pública afirmar…
Em Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) protocolada pelo Conselho Federal, a OAB pediu ao Supremo…
Sabrina Sato escolheu uma árvore de mais de 3 metros de altura, com decorações importadas…