Várias fazendas e colônias no Ramal Mato Grosso, em Epitaciolândia, que estão localizadas dentro da Reserva Chico Mendes, poderão ser notificadas a qualquer momento por agentes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio, a se retiraram de sua propriedades. As informações foram divulgados neste terça-feira, 10 pelo site o Alto Acre.
Segundo a denuncia, alguns moradores estão sendo notificados com prazo a se retirarem com seu gado e melhorias que puderem levar. Desde 2011, os moradores estão sendo pressionados pelo Órgão a se retirarem e gerando conflitos.
Durante a semana passada, quando vários senadores estiveram na fronteira para verificar a situação dos haitianos, um dos moradores levou a notificação dada pelos agentes onde exigia a sua retirada de dentro da Resex.
De acordo com o site, o clima é tenso entre os moradores que estão sendo pressionados a se retirarem sem receber qualquer compensação, já que muitos moram na localidade bem antes da implantação da Reserva.