Em cumprimento à meta estabelecida pela Lei Orçamentária Anual (LOA/2104), o deputado Taumaturgo Lima destinou à saúde o montante de R$ 7,343 milhões, que representa 50% do valor total destinados às emendas parlamentares. As emendas de autoria do parlamentar serão distribuídas aos municípios acreanos para serem aplicadas em melhorias sanitárias, aquisição de equipamentos e medicamentos e manutenção das Unidades Básicas de Saúde.
A alta taxa de morbidade da região amazônica, especialmente nos municípios mais afastados, revela a dificuldade de manutenção dos estoques de medicamentos necessários ao atendimento da população mais carente. Daí, a dotação de verba para aquisição de equipamentos deverá melhorar significativamente de atendimento à população, com repercussão na diminuição do índice de doenças.
Com relação à proposta orçamentária que destina recursos para manutenção e fortalecimento das Unidades Básicas de Saúde com aquisição de veículos, promoção de campanhas educativas e outras despesas, o deputado Taumaturgo Lima enfatizou que os municípios do Acre necessitam ampliar a rede de atendimento em atenção básica em saúde, construindo, ampliando e aparelhando seus postos, “pois a saúde deve ofertada por todos os municípios com qualidade e eficiência”.