Categories: Cotidiano Notícias

Petistas da velha guarda boicotam plenária do PT e reclamam falta de espaço

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas


O Processo de Eleição Direta (PED-2013) do Partido dos Trabalhadores (PT), que colocou o governador Sebastião Viana, como o comandante do processo eleitoral de 2014, também causou fissuras na legenda. A briga pela disputa de cargos na estrutura petista provocou um racha entre as tendências que apóiam o deputado Sibá Machado e o novo presidente regional, Ermício Sena.


Os integrantes de Democracia Socialista; Esquerda Popular e Socialista; Articulação Sindical e Unidade na Luta, tendências que apoiaram o nome de Sibá Machado à presidência do PT não compareceram à plenária do partido na manhã deste sábado. O evento foi prestigiado apenas pelos apoiadores de Sena, representantes de partidos da FPA e cargos comissionados do governo.


Enquanto as tendências que elegeram Ermício Sena comemoravam o lançamento da pré-candidatura de Sebastião Viana ao governo do Acre e Aníbal Diniz ao Senador da República, o deputado federal Sibá Machado se fazia uma reunião com no seu escritório com apoiadores. Machado redigiu uma nota, onde demonstra seus descontentamentos com o que classifica como “absolutismo”.


As declarações de Sibá machado são contundentes. Ele afirma que o PED petista não serviu para promover a unidade das tendências do partido. O parlamentar acredita que o grupo comandado por Francisco Nepomuceno, o Carioca, não está promovendo o debate da construção de teses, excluindo os militantes que apoiaram seu nome da formação da executiva regional petista.



O petista que se considera da velha guarda, destaca ainda que obteve 41% dos votos do partido, fato que o credenciaria a participar das definições dos cargos na executiva e condução do processo eleitoral do próximo ano. Sibá Machado reclama que procurou Ermício Sena depois das eleições internas do PT para “uma composição negociada”, mas ficou frustrado com a resposta de Sena.


“Nossa expectativa era de uma composição negociada, entre as chapas, para as instâncias do PT. Sentimos uma grande frustração quando recebemos apenas um recado de que a composição seguirá o critério da proporcionalidade e não de um acordo político. Para nós, isso é o retrato fiel do absolutismo que toma conta de nosso PT no Acre (infelizmente)”, declara Sibá Machado. 


Na nota assinada pelas quatro tendências que apoiaram Machado, eles externam o sentimento de decepção com o tratamento político do grupo comandado por Sebastião Viana. Os militantes dizem ainda que estão preocupados com o futuro do PT no Acre, onde o “diálogo construtivo” que é praticado nas fileiras petistas desde a década de 90 foi substituído por um tipo de regime ditatorial.


“O PT estará sempre acima de nós, porém, sem dono. Aqui sempre valerá o bom debate. Nosso compromisso é com a construção e organização partidária, com o fortalecimento das organizações sociais, com o resgate histórico do PT e de nossos militantes, dos diretórios municipais e vereadores, atuando fortemente para ampliar o debate interno de nosso partido”, diz Sibá Machado.


Procurado pela reportagem, o presidente eleito do PT, Ermício Sena declarou que não existe clima de animosidade no partido, mesmo se notando que a plenária do PT foi esvaziada pelas tendências que apóiam Sibá Machado. O dirigente disse que vai estabelecer uma linha de diálogo com o grupo rebelde de Sibá Machado, Taumaturgo Lima e Jonas lima.


“O que nós pedimos foi abertura de diálogo para as outras forças. Nós estamos dialogando, pedindo os nomes para compor o diretório, depois de composto o diretório é que se constitui a executiva. O diretório é que vota a executiva. Então, não deu tempo de fazermos as conversas porque teve todo este processo para poder organizar a posse. Agora, é o momento d as conversas”, enfatiza Sena.


Segundo o dirigente petista, a partir de segunda-feira, as conversas com as forças serão retomadas. “Eles vão indicar os nomes e os cargos que estão pleiteando, de forma que não é só a força do Sibá, é a força da DR, a força do MPT, do PTPT, da Articulação que Sibá faz parte e da DS, todas estas forças vão compor a executiva do PT. Nós estamos muito tranquilos, vamos sentar e conversar”, justifica.


Questionado pelo esvaziamento da plenária do PT e pela ausência dos líderes das forças comandadas por Sibá Machado, Taumaturgo Lima e Jonas Lima, o presidente da legenda justificou: “é porque eles tinham uma reunião marcada para hoje para discutir isso, e coincidiu com a plenária de posse, então, eles estão discutindo lá, e é natural do PT”, afirma Ermício Sena.


Para o Sena, a conversa seria para definir os nomes que o grupo de Machado apresentará para compor a executiva petista. “É até bom que eles tenham sentado discutido quais os nomes e quais os cargos, para colocar na mesa a partir da próxima semana, quando vou tomar à frente e dialogar com Taumaturgo, com Jonas, com Sibá e com todos os companheiros que participaram do PED”, finaliza.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Cesar Menotti doa suas roupas para as vítimas no RS: ‘Isso é muito triste’

O cantor César Menotti usou as redes sociais, nesta sexta-feira, 10, para compartilhar um vídeo…

10/05/2024

Atletas desistem do sonho olímpico para ajudarem vítimas das chuvas

A menos de 80 dias dos Jogos de Paris, atletas gaúchos que se preparavam para…

10/05/2024

Criminosos em motocicleta atiram e ferem homem no 2° Distrito da capital

Vildomar Aguiar de Alencar, 32 anos, foi ferido por um tiro em via pública na…

10/05/2024

Ministério do Esporte solicita que CBF pare o Campeonato Brasileiro

O Ministério do Esporte fez um pedido formal à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para…

10/05/2024

Comediante do Acre realiza show solo no Theatro Hélio Melo

O humorista acreano, Geovany Calegario é conhecido profissionalmente desde 2011, devido aos seus shows de…

10/05/2024

Discussão termina com um esfaqueado e tentativa de atropelamento na capital

Márcio Ferreira Almeida, de 31 anos, foi vítima de uma tentativa de homicídio após ser…

10/05/2024