A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) iniciou audiência pública para instruir a análise da proposta de emenda à Constituição (PEC 61/2013) conhecida como PEC dos Soldados da Borracha. O texto propõe indenização aos chamados Soldados da Borracha, contingentes de brasileiros, especialmente nordestinos, que foram trazidos para diferentes pontos da Amazônia, como parte do esforço de produção para atender a indústria pneumática dos exércitos das forças aliadas durante a 2ª Guerra. Viviam em condições adversas e, após o fim da guerra, foram esquecidos pelo poder público e alguns grupos passaram a viver no mais completo isolamento social.
Foram convidados o secretário-executivo do Ministério da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas; e os presidentes do Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros de Rondônia, José Romão Grande, e do Sindicato dos Aposentados e Pensionistas do Acre, Iracema Cunha de Carvalho. Também convidadas as ministras da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e do Planejamento, Miriam Belchior, não puderam comparecer.
Coordena a audiência o senador Aníbal Diniz (PT-AC), relator da matéria e também propositor do debate. A PEC 61/2013 tem origem na Câmara dos Deputados. Os representantes dos seringueiros ainda vivos não se sentem perfeitamente atendidos pela proposta.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), por meio da Superintendência Regional no…
Deputados estaduais estão apreensivos com a reeleição e, justificadamente. O consenso entre aqueles já em…
O Sistema Nacional de Emprego do Acre (Sine) está disponibilizando 96 vagas de emprego nesta…
O tempo será quente e intercalado por chuvas pontuais nesta quinta-feira, 28, em todas as…
O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e…