Escolhido como o novo chefe do Ministério Público Estadual, o procurador de Justiça Oswaldo D’Albuquerque foi apresentado nesta quinta-feira, durante rápida solenidade na Casa Civil, pelo governador Sebastião Viana.
O novo procurador geral fica no cargo no biênio 2014/2015 em substituição a procuradora Patrícia Rêgo.
Após a apresentação, em conversa com ac24horas, o procurador falou de suas prioridades para o cargo que deve assumir na primeira quinzena do mês de janeiro de 2014.
Oswaldo de Albuquerque assume o cargo no ano em que completa 20 anos de serviço no MPE. Ele disse que vai continuar o trabalho da atual procuradora geral de aproximar o órgão da sociedade.
“Queremos dar continuidade ao trabalho que já foi iniciado pelo doutor Samy e pela doutora Patrícia e como eu falei antes eles plantaram os alicerces de um MPE novo de um MP voltado para a comunidade, próximo do cidadão, próximo da sociedade e nós vamos continuar fazendo. Vamos continuar avançando cada vez mais no planejamento estratégico para um Ministério Público ainda mais próximo da comunidade, de forma a atender com excelência os reclames da nossa sociedade”, disse Albuquerque.
Oswaldo D’Albuquerque ficou em terceiro lugar na lista tríplice com 30 votos dos procuradores e promotores. Na disputa, ele ficou atrás do promotor Danilo Lovisaro e da procuradora Kátia Rejane de Araújo. Sua escolha, porém, não provoca racha na instituição. Pelo menos é o que ele garante.
“Não tem razão para racha. O processo de escolha foi através de uma lista tríplice e não existe essa questão de racha na instituição. Fizemos um pacto que aquele que fosse escolhido teria o apoio dos demais e fizemos uma campanha baseada numa gestão compartilhada. E essa gestão compartilhada começa a partir de agora porque a sociedade, a população precisa de um Ministério Público unido e forte em favor de seus interesses”, completa.
Oswaldo D’Albuquerque tem 43 anos e ingressou no Ministério Público em 1994. Começou atuando na cidade de Brasiléia. Foi promotor especializado de defesa do Patrimônio Público. Foi corregedor-geral do Ministério Público no biênio 2003/05. Atualmente é coordenador Criminal e coordena o Comitê de Enfrentamento às Drogas e o Núcleo de Atendimento Terapêutico (Natera).
A cidade de Bella Flor, conhecida como Porto Evo Morales, na Bolívia, que faz fronteira…
Manoel de Jesus, morador do município do Jordão, um dos quatro de difícil acesso do…
Um grave acidente de trânsito envolvendo uma caminhonete e um trator (rolo compressor) da empresa…
O auxiliar de serviços gerais Eduardo da Costa Azevedo, 22 anos, passou para a condição…
De 25 a 30 de novembro, a Amazon Tintas preparou uma Black Week com ofertas…
Uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Acre, que tem a educação como alvo principal, foi…