Uma comissão externa do Senado desembarcou no Acre nesta segunda-feira, 2, para verificar a situação dos imigrantes- a maioria haitianos, que estão vivendo em Brasileia. A intenção é fazer um levantamento da real situação dos refugiados e ver de que forma o governo federal pode ajudar a melhorar as condições dos acampamentos
Integram o grupo o presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Ricardo Ferraço; os senadores acreanos Jorge Viana (PT), Sérgio Petecão (PSD) e Anibal Diniz (PT); a deputada federal Perpétua Almeida (PT); o representante do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Paulo Abrão Pires; entre outras autoridades.
Na parte da manhã, os senadores vão se reunir com prefeitos, outras autoridades e representantes dos imigrantes em Brasileia, onde também vão visitar um abrigo. Mais de 500 cidadãos haitianos estão na cidade, em condições muitos precárias, de acordo com as autoridades locais.
À tarde está prevista audiência com o governador Sebastião Viana, e o retorno a Brasília somente no final do dia.
Nesta manhã, o governador Sebastião Viana destacou a importãncia da visita da Comissão. “Agradeço aos senadores Ricardo Ferraço, Jorge Viana, Aníbal Diniz, Petecão, e a Deputada Perpétua Almeida que vieram ver de perto a delicada situação dos haitiano”..