Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que o câncer de próstata é a segunda causa de morte por câncer entre os homens no Brasil. O mês de novembro foi escolhido para reforçar o trabalho de conscientização do público masculino a procurar os serviços de saúde periodicamente.
O movimento ‘Novembro Azul’ visa chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce. Nesse período, o serviço de urologias do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco deve realizar cerca de 50 cirurgias de grande e médio porte.
Os homens, em especial os brasileiros, não têm a mesma preocupação com a saúde como as mulheres, que vão aos ginecologistas anualmente e realizam exames preventivos. O hábito de realizar um checkup não é uma atitude comum entre o público masculino, o que facilita a evolução de doenças que poderiam ser evitadas.
De acordo com o coordenador estadual do programa Saúde do Homem, o médico Mauro Trindade, o maior objetivo é incentivar a prevenção de doenças, considerando que, a cada três mortes de pessoas adultas, duas são de homens. Eles vivem, em média, sete anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, diabetes, colesterol e pressão arterial elevada.