Categories: Blog do Crica Notícias

Em qualquer hipótese

Por
Roberto Vaz

Seja pela FPA o senador Anibal Diniz (PT) ou a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB), seja Tião Bocalon (DEM), Henrique Afonso (PV) ou Alércio Dias (PSD) pela oposição; quem sair para o Senado na eleição do próximo ano, terá uma missão duríssima: derrotar o deputado federal Gladson Cameli (PP) para senador. A análise é simples: é o único com uma base onde os seus adversários têm pouco espaço: os municípios do Vale do Juruá. Já na principal base dos adversários, Rio Branco, aqui é terra de ninguém, montou estrutura tem voto. Esse é o jogo.


Entra na FPA
Para se ter uma idéia, três deputados da base do governo já me revelaram em conversas informais, que vão votar no Tião Viana para governador e no Gladson Cameli (PP) para o Senado.


Cavalo manco
O que o deputado federal Gladson Cameli (PP) tem de fazer é cuidar mais de sua candidatura a senador, costurar alianças para a sua campanha, e se preocupar menos com a canoa furada sem cuia para tirar água, que é a candidatura a governador da aliança PSDB-PP-PMDB, na qual se integra. Gladson Cameli, lembre-se do velho ditado: não se aposta em cavalo manco.


Desafio a inteligência
Ao assistir o apresentador da TV-GAZETA, Alan Rick, ler a lista dos candidatos da chapinha dos nanicos para deputado federal, aumentou minha dúvida: se elegerem um é um baita milagre.


Fraca de dar dó
É uma chapa fraca de dar dó. No máximo quatro têm votos. Não é preciso nem ser um expert  em política para se chegar à conclusão prática: tem nome que bate no máximo nos 500 votos.


Ver o primeiro
O deputado Luiz Tchê (PDT) é um dos que melhor mexe com números eleitorais na Aleac. Quero ver primeiro para crer ele disputar a Câmara Federal numa chapa sem potencial.


Candidato a estadual
O presidente do PSDC, José Afonso, deverá ser candidato a deputado estadual. O PSDC vai buscar uma aliança com outros partidos da FPA, se não for possível, entrará no chapão do PT.


Vidro no sapato
O PSDC quer se juntar ao PCdoB. Pago para ver Eduardo Farias (PCdoB), Moisés Diniz (PCdoB) numa chapa com Eber (PSDC) e Edvaldo Sousa (PSDC), seria colocar vidro no sapato comunista.


Tapa e cara
Seria uma aliança tipo tapa e cara. O PCdoB entraria com a cara e o PSDC com o tapa.


Ruptura selada
Com o anúncio oficial da candidatura do deputado federal Henrique Afonso (PV) ao governo, ontem pela manhã, ficou selada a ruptura dos verdes com a FPA.


Nada de anormal
Não vejo a decisão da direção do PV sob o prisma da traição à FPA, aonde militou por longos anos, na política, todo o partido tem o livre arbítrio de buscar caminhos novos como o PV.


Não implica
O PT, principalmente, tem de respeitar a posição dos verdes. Para não quebrar pontes. Para que, se o Henrique Afonso (PV) não chegar ao segundo turno, volte a apoiar o Tião Viana.


“Povo que pede”
A deputada Antonia Sales (PMDB) confirmou ao blog a candidatura a deputada federal de sua filha, a médica Jéssica Sales (PMDB). “É o povo que pede para que ela seja candidata”, explica.


Pragmatismo político
O deputado Gilberto Diniz (PTdoB) é pragmático, quando fala em campanha: “não vou entrar numa chapa com quarenta nomes, por exemplo, em que a maioria não tem uma bicicleta”.


Jogo político
O Gilberto Diniz não diz nenhuma heresia, quem não tiver recursos financeiros é bom mesmo passar bem longe da campanha de deputado federal e deputado estadual que, não se elegerá.


 É disparado
A gestão do prefeito de Cruzeiro do Sul, Vagner Sales, conseguiu na Aleac algo inédito, ser reconhecido como o melhor gestor do interior, tanto pela oposição, como na base do governo.


Virou unanimidade
Esse fato se repete na Capital, onde o prefeito Marcus Alexandre, surpreendeu, conseguiu no primeiro ano de mandato o reconhecimento positivo da população e até dos seus adversários.


Peso importante
Não é demais se prever que Marcus Alexandre terá um peso forte e positivo na eleição ao governo, como o principal apoiador da candidatura à reeleição do Tião Viana.


Peixe fora da água
Era como bem parecia ontem, o deputado federal Gladson Cameli (PP), no lançamento da candidatura do Henrique Afonso (PV) ao governo, numa mesa ao lado do Tião Bocalon (DEM).


Elogios e aliança
Henrique Afonso derramou elogios aos novos aliados, Tião Bocalon (DEM) e senador Sérgio Petecão (PSD), reafirmando a aliança e prometendo marchar junto com o grupo em 2014.


Estratégia verde
A estratégia da direção do PV é firmar a candidatura do Henrique Afonso na opinião pública até maio do próximo ano, ficar na frente de Bocalon nas pesquisas, e ser a cabeça da chapa.


Sem espaço
Nesse contexto o único caminho que resta à Chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina, é deixar o PV, onde ficou sem espaço, já que ela vai apoiar a reeleição do governador Tião Viana.


Fica na prefeitura
Raciocinando numa lógica e na avaliação de políticos do Juruá, o prefeito Vagner Sales fica no cargo para apoiar a mulher Antonia Sales à Aleac e a filha Jésica Sales à deputada federal.


Pesos distintos
Político experiente, Vagner sabe que o apoio fora do poder e no comando do poder têm pesos diferentes. Por isso, concordo com a avaliação que fazem políticos do Juruá, que não renuncia.


Choradeira geral
Quem conversou ontem com os prefeitos do interior ouviu uma choradeira. Os recursos mal dão para pagar a folha. Não é de graça que a maioria apareceu em baixa na última pesquisa.


Quebradeira piora
E a tendência é que ficarão piores no próximo ano, transformando a maioria em péssimos cabos-eleitorais de seus candidatos. Como foram os ex-prefeitos do PT na eleição ao governo.


O jogo é no próximo ano
O quadro da disputa governamental ainda está se amoldando e só terá o seu contorno definitivo em maio de 2014, próximo das convenções, que serão em junho. Na FPA não há mais surpresa, Tião Viana (PT) será o candidato ao governo da FPA. Com a aliança do deputado federal Henrique Afonso (PV) com Tião Bocalon (DEM) e Sérgio Petecão (PSD), fica a dúvida quem encabeçará a chapa para o governo.  A outra chapa, com PP-PSDB-PMDB, terá o Márcio  (PSDB) ao governo. De concreto na oposição: terá mais de um nome para governador. 


 


Share
Por
Roberto Vaz

Últimas Notícias

  • Acre
  • Notícias

TJAC tem duas iniciativas reconhecidas e vence Prêmio CNJ de Boas Práticas

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) teve duas iniciativas reconhecidas no Prêmio CNJ de…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Justiça do Tocantins declara ilegal nomeação de servidor temporário para direção escolar

A Justiça determinou que o Governo do Estado realize um novo processo seletivo para diretor…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Tocantins

Diretor de colégio e PMs são afastados após marcha com estudantes cantando palavras de ódio

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) determinou o afastamento imediato do diretor do Colégio Militar Euclides…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Site AM POST pública planos de adolescentes de colégio militar para matar alunas

Na última semana, uma grave denúncia envolvendo alunos do Colégio da Polícia Militar do Amazonas…

23/11/2024
  • Amazonas
  • Notícias
  • Região Norte

Policial rodoviário federal é encontrado morto em residência

Policial rodoviário federal Thiago Ferreira Duarte foi encontrado morto nesta tarde de sexta-feira (22) na…

23/11/2024
  • Notícias
  • Região Norte
  • Rondônia

Ex-prefeito de Vale do Anari, RO, é morto a tiros dentro de caminhonete

Um ex-prefeito de Vale do Anari (RO), Edimilson Maturana, foi assassinado a tiros dentro da…

23/11/2024