Categorias: CotidianoNotícias

Perpétua Almeida defende emenda de bancada para curso de Medicina em Cruzeiro do Sul

Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Durante reunião da bancada federal que discutiu nesta-feira, em Rio Branco, a destinação de recursos para o Acre, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) defendeu que parte das emendas de bancada de 2014 sejam destinadas para garantir a implantação da Faculdade de Medicina em Cruzeiro do Sul. A deputada vem lutando para que a região abra vagas para estudantes acreanos tenham a oportunidade de cursar Medicina na cidade.


A parlamentar federal destacou que já esteve no Ministério da Saúde em companhia do governador Tiao Viana tratando de 200 vagas para cursos de Medicina no Estado.  “O Acre é carente de médicos. A ideia é implantarmos a faculdade em Cruzeiro do Sul e reforçar a universidade de Rio Branco. Não é justo que milhares de acreanos, anualmente, sejam obrigados a deixar o Acre para fazer Medicina na Bolívia, sofrendo lá as piores humilhações. Se unirmos os esforços poderemos conseguir”, argumenta a parlamentar.



A deputada Perpétua afirmou, ainda, que o Governo Federal garantiu que até 2015 serão criadas 200 novas vagas de Medicina para o Acre. Ela alertou que, deste número, 120 vagas serão destinadas a universidades privadas e demonstrou preocupação com as mensalidades, que podem chegar a casa dos R$ 5 mil. “Aproximadamente, 80 novas vagas serão para a Ufac. Queremos que parte destas vagas sejam direcionadas para Cruzeiro do Sul e se tivermos condições, garantir Brasiléia”, ressalta.


Perpétua Almeida defendeu também como prioridade da bancada recursos para a área de internação para tratamento de dependência química, como crack e outras drogas.


Compartilhe
Por
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas