Um levantamento feito pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostrou que dirigir acima do limite de velocidade, avançar o sinal vermelho, conduzir veículo registrado não devidamente licenciado, dirigir veículo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dirigir sob a influência de álcool foram as cinco infrações mais cometidas, no período de 01 de janeiro a 31 de outubro de 2013, pelos motoristas no Acre.
Transitar com velocidade acima do limite permitido foi a infração mais cometida pelos condutores. Segundo a diretora do Detran, Sawana Carvalho, isso é consequência da mistura de álcool e direção.
“Como a ingestão de bebida alcóolica antes de dirigir e o excesso de velocidade são os principais causadores de acidentes. O que podemos fazer para evitar que acidentes envolvendo esse tipo infração é colocar em prática políticas públicas de combate”, disse.
No Acre, segundo estatísticas do Detran, apenas em 2012 foram registradas 95 mortes nas vias estaduais. Em 2013, até o momento, esse número já chega a 73.