O 9º Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecon) e 5º Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC) foram abertos nesta terça-feira, 12, com a presença de representantes do governo do Estado do Acre, da Sociedade Brasileira de Ecoturismo e de Comitê Científico.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Ecoturismo e coordenador científico do congresso, Zysman Neiman, a escolha do Acre como sede desta edição se apoiou na riqueza da fronteira com países vizinhos e nas práticas ecoturisticas de um estado da Amazônia
As ações do estado voltadas ao ecoturismo foram apresentadas por Leonildo Rosas, secretário de Estado de Turismo e Lazer, que deu destaque aos 88% de cobertura de floresta que o Acre mantém.
No Acre, Xapuri é um dos locais mais visitados. Dados do instituto afirmam que 65% dos visitantes que vão à cidade buscam vivenciar no município o legado deixado por Chico Mendes, por suas lutas ambientalistas de preservação da floresta e proteção do modo de vida dos seringueiros.
A programação do dia foi encerrada com apresentações dos Grupos de Trabalho (GTs), projetos científicos relacionados às práticas de Ecoturismo nos Estados do Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins.