E.J, 41 anos, portador de câncer no cérebro, recebe em sua residência, todos os dias, a visita de um dos especialistas que compõe a equipe do Hospital do Câncer, que acompanha pacientes que já passaram por todos os tipos de tratamento contra o câncer como cirurgia, quimioterapia, radioterapia e outros; e depois foram encaminhados para casa.
O programa Cuidados Paliativos – também conhecido como Cuidados de Final De Vida – é realizado, desde 2009, com pacientes Fora de Possibilidade Terapêutica (FTP), do Hospital do Câncer do Acre (Unacon), unidade do complexo Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco.
A equipe é composta por uma médica, uma nutricionista, uma fisioterapeuta, uma psicóloga, dois enfermeiros, duas assistentes sociais e um motorista. Atualmente, o grupo atende 22 pessoas com câncer, que são assistidos em suas casas, e na Unacon, quando estão ser internados.
“Não fazemos esse trabalho para curá-los do câncer, cuidamos dos sintomas da doença, isto é, feridas, inchaços e outros. Nosso real papel é de amenizar a dor e o sofrimento dessas pessoas que são seres humanos e precisam da nossa atenção. Além disso, não tratamos apenas do paciente, mas também dos familiares, o acompanhamento da psicóloga é mais com as pessoas da família que estão em contato direto com o portador de câncer, pois a estabilidade emocional nesses casos é indispensável”, explica a médica Holda Moreno, que coordena a equipe.
Ninguém acertou as seis dezenas do sorteio 2.799 da Mega-Sena, realizado neste sábado, 23. As…
O Campeonato Brasileiro tem um novo líder. Em jogo com vaias ao time, o Botafogo…
O Palmeiras jogou mal, mas venceu o lanterna Atlético-GO por 1 a 0, no estádio…
Torcedores do Clube de Regatas do Flamengo se reuniram em frente à loja Havan, em…
“Sou torcedor do Flamengo desde o abrir dos olhos”, esbanjando simpatia afirmou Aldemir Barbosa da…
O Racing dominou o Cruzeiro, venceu por 3 a 1 e conquistou o título da…