Começaram nesta segunda-feira, 11, os exames da Prova Brasil, que tem objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.Os testes vão até o dia 21 deste mês, e terão a participação de 80 mil alunos acreanos.
O sistema de avaliação é adotado realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC), composto por testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Participam dos testes estudantes dos anos finais dos respectivos níveis de ensino, que são os estudantes de 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio. Serão respondidas questões de língua portuguesa e matemática que buscam destacar como as capacidades previstas para o final de cada ano estão sendo desenvolvidas nas escolas.
A partir dos resultados, é verificada a execução das políticas públicas de educação e começa o processo de criar ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação nacional.
Provinha Brasil: além de avaliar os anos finais de cada etapa dos ensinos fundamental e médio, também é aplicada no país a Provinha Brasil, avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no segundo ano das escolas públicas brasileiras.