Categories: Acre Notícias

Congresso e Encontro Nacional de Ecoturismo iniciam nesta terça-feira

Published by
Roberto Vaz

“Integração de Roteiros Ecoturísticos na América do Sul” é o tema dos eventos nacionais que ocorrem em Rio Branco durante esta semana, de terça a quinta-feira, 12 a 14, no auditório da Fecomércio. O 9º Congresso Nacional de Ecoturismo (Conecon) e o 5º Encontro Interdisciplinar de Ecoturismo em Unidades de Conservação (EcoUC) reúnem as experiências locais com as do Amazonas, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.


O evento é uma realização do Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer (Setul), em parceria com Sociedade Brasileira de Ecoturismo. Ao longo dos três dias haverá mesas de debate, grupo de trabalho e painéis temáticos mediados por pesquisadores da área, com programação iniciada sempre a partir das 08h30min. A participação é gratuita.


Os eixos que nortearão os trabalhos são Educação e Interpretação Ambiental; Manejo e Conservação dos Recursos Naturais; Planejamento e Gestão; Envolvimento Comunitário; Ensino, Pesquisa e Extensão, Empreendedorismo e Inovação. Certificados serão entregues aos que participarem das atividades nos três dias.


Um breve histórico


O congresso começou em 1996, em Bertioga (SP), como uma proposta para desenvolver meios eficazes de fomentar as atividades potenciais sem causar danos ao meio ambiente. Desde então, passou pela Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo e chega ao Acre para mais um encontro bienal. O tema desta edição foi escolhido em função da fronteira com o Peru, característica peculiar do estado, e assim, discutir o fortalecimento das parcerias com o país.


Mais informações podem ser acessadas no banner do evento disponível na página principal da Agência de Notícias e pelo endereço: http://www.sbecotur.org.br/conecotur-ecouc/node/2.


Trilha Chico Mendes e Ecoturismo


Uma das experiências acreanas a ser apresentada na programação do 9º CONECOTUR e 5º EcoUC é a Trilha Chico Mendes. A trilha propõe ao turista que vivencie o cotidiano dos seringueiros, além de entrar em contato com a fauna e a flora da Floresta Amazônica. Localizada na reserva do Seringal Cachoeira, em Xapuri, o projeto agroextrativista gera renda para a população local que faz a extração do látex e da madeira. Cerca de três mil litros de látex são colhidos por semana, dessa fonte de matéria prima saem o sustento de 85 famílias de seringueiros.


Os turistas ainda encontram no Seringal Cachoeira o maior circuito de arvorismo da Amazônia, Circuito de Aventura Chico Mendes, onde os amantes da adrenalina podem ir além da caminhada pela floresta e optar entre arvorismo acrobático e contemplativo, rapel e tirolesa.


Share
Published by
Roberto Vaz

Recent Posts

Brasiléia Realiza Caminhada Contra Abuso e Exploração Sexual de Crianças

Na sexta-feira dia 17 de maio, a Prefeitura de Brasiléia, por meio da Secretaria Municipal…

17/05/2024

Gladson vistoria ponte em Xapuri e diz que obra será concluída em dezembro

O governador Gladson Cameli (PP) esteve em Xapuri nesta sexta-feira, 17, onde vistoriou o andamento…

17/05/2024

Gabigol é multado e não usará mais a camisa 10 do Flamengo

Após reunião com Gabigol no Ninho do Urubu na tarde desta sexta, o Flamengo decidiu…

17/05/2024

Professor e aluno da Ufac acusados de assédio são afastados

Na manhã desta sexta-feira, 17, professores e estudantes da Universidade Federal do Acre (UFAC) realizaram…

17/05/2024

Líder do CV no Acre, Paulinho Calafate é preso no Espirito Santo

Um trabalho conjunto da Delegacia Repressão ao Narcotráfico em conjunto com a Polícia Civil do…

17/05/2024

Assassinato do ex-governador Edmundo Pinto em São Paulo completa 32 anos nesta sexta

Nesta sexta-feira, 17, marca-se o 32º ano do assassinato do ex-governador Edmundo Pinto. O político,…

17/05/2024