Categories: Acre Notícias

“Comparar o Acre com Rondônia é um desrespeito”, afirma Moisés Diniz

Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC), de autoria do deputado Luis Tchê (PDT), que tonar impositivo, o pagamento das emendas dos deputados estaduais do Acre, continua gerando polêmica e bate boca entre membros do Poder Executivo e do Poder Legislativo.


Uma matéria pública num  jornal diário da capital, questiona o projeto e levanta suspeita do uso irregular da verba pelos deputados estaduais. Na reportagem, os parlamentares do Acre foram comparados com os de Rondônia, onde segundo o material, o dinheiro e usado para atos de corrupção.


O vice-presidente da Aleac, deputado Moisés Diniz (PCdoB) entrou na polêmica e diz que existe uma campanha de bastidores para desvirtuar a PEC. 


“Quem tenta vincular os deputados estaduais do Acre aos escândalos de Rondônia, de má fé, está colocando sob suspeição também os oito deputados federais e os três senadores acreanos, que acabaram de aprovar emendas impositivas, de milhões de reais.


Segundo o comunista, a proposta de emendas foi colocada em pauta porque as emendas indivíduos de R$ 100 mil – dos deputados do Acre não estariam sendo liberadas pelo governo do Acre.  “Durante anos e anos, os deputados fizerem emendas e estas nunca foram liberadas”, enfatiza Moisés Diniz.


O deputado questiona ainda, o valor das emendas parlamentares dos deputados acreanos. “Diferente de outros Estados, como Rondônia, que cada deputado tem R$ 1 milhão de emendas individuais, aqui no Acre é de 100 mil reais. Até um dia desses era de 50 mil reais”.


O comunista comenta ainda, a destinação das emendas individuais. “As emendas parlamentares, aqui no Acre, vão para entidades como APAE, Casas Terapêuticas (que tratam dependentes químicos), igrejas, orfanatos e casas de idosos. Outra diferença: em Rondônia, os deputados criavam fundações familiares e destinavam as emendas individuais a essas instituições. Uma imoralidade. Aqui no Acre, os deputados destinam suas emendas aos mais pobres e vão continuar fazendo isso. No mais, vou propor que cada deputado encaminhe ao Ministério Público a indicação de suas emendas. É que o Acre é muito diferente de Rondônia, pelo menos no que diz respeito à Assembleia Legislativa”, finaliza Moisés Diniz.


Share
Published by
Ray Melo, da editoria de política do ac24horas

Recent Posts

Corpo de Bombeiros abre inscrições para 27ª Corrida do Fogo

Em comemoração aos 50 anos do Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC), o governo…

27/05/2024

Faccionados agridem homem que pintava casa no Segundo Distrito

Oséias da Silva Fernandes, de 43 anos, foi agredido a golpes de ripa no início…

27/05/2024

Homem é esfaqueado ao tentar usar droga em Rio Branco

Um homem identificado apenas pelo apelido de "Xoló" foi ferido a golpes de faca na…

27/05/2024

Reajuste de 5,08% para servidores acreanos poderá ser adiado, diz secretário

O Reajuste Geral Anual (RGA) de 5,08%, previsto para ser concedido a mais de 53,7…

27/05/2024

Minha Casa, Minha Vida aumenta vendas e aquece construção civil

O Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) ajudou significativamente o setor da construção civil para…

27/05/2024

Com emenda de Alan Rick, Marinha recebe moto aquática para ações no Acre

Nesta segunda-feira, 27, na Gameleira, a Marinha do Brasil recebeu uma moto aquática e uma…

27/05/2024