O governador Sebastião Viana, que está em São Paulo participando do Itália S/A-Festival de Economia Criativa, reuniu-se com representantes da Câmara de Comércio de Milão, Roma, Florença, Turim, Vicenza, Módena e outras cidades da Itália. No encontro foram discutidas possibilidade de investimentos de empresários italianos na Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Acre.
Segundo o governo, as oportunidades de negócios visam casar os investimentos em infraestrutura e produtos, abundância de matérias-primas como madeira, borracha, açaí, frutas tropicais e castanha – com alta tecnologia italiana –, além da real possibilidade de acessar mercados próximos como o andino e o asiático. As associações comerciais italianas poderão ser parceiras dentro e fora do Brasil para introdução dos produtos na Europa, como no caso da produção de peixes.
“É o que o Lula diz que ‘o Brasil ainda não conhece as vantagens que tem a ZPE do Acre para o mercado andino’. Por isso, fazemos questão de apresentar o que estamos realizando no estado, buscando novos parceiros”, disse o governador.
Empresários italianos anunciaram uma visita ao Acre. Uma próxima conversa acontecerá, envolvendo também o Ministério das Relações Exteriores – pois é interesse do governo federal que as potenciais agregações de valores dos produtos a serem exportados sirvam para o equilíbrio das balanças de pagamento do Brasil.