A situação do trabalho em saúde no Acre, a importância da negociação coletiva e as prioridades da Menp/SUS/Acre são temas de uma oficina que começou nesta quarta e vai até esta quinta-feira, na sede do Tribunal de Contas do Estado Acre.
O diretor executivo da Secretaria Estadual de Saúde, Irailton Lima, disse que um dos principais propósitos do encontro é definir o plano com as prioridades estratégicas da Mesa Estadual de Negociações até o fim de 2014.
“Queremos aprofundar o entendimento dos componentes da mesa SUS/Acre sobre a forma de funcionamento da mesa e definir um plano de trabalho para a ação da mesa para esse primeiro ano de funcionamento”, explicou o diretor executivo da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), Irailton Lima.
Irailton também destacou a participação dos sindicatos na mesa de negociação com a gestão da Saúde e citou o caso do concurso público que está em andamento no setor.
“Todas as definições do concurso, que está em andamento para a área da saúde, foram acordadas com os sindicatos, em mesa de negociação. A orientação do governo é para que todo o processo relativo aos trabalhadores da saúde se faça sempre em acordo com os sindicatos”, afirmou Irailton Lima.
O Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos de São Paulo (Dieese-SP) é o mediador da oficina.