A Proposta de Emenda à Constituição, conhecida como PEC dos Soldados da Borracha, será apreciada hoje pelo Plenário da Câmara dos Deputados. O projeto prevê pagamento de bônus, a título de indenização, de 25 mil reais para os soldados da borracha, Heróis da Pátria vivos, e 25 mil para as viúvas ou dependentes que já recebem a pensão. Os 25 mil reais serão pagos em única parcela para 12 mil beneficiados no Brasil, sendo sete mil no Acre.
A votação da PEC hoje é fruto do esforço da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) que ao longo de 11 anos lutou pela aprovação da matéria e promoveu várias rodadas de negociações com o governo federal, líderes partidários e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Henrique Alves.
Durante discurso hoje no Plenário da Câmara, Perpétua Almeida disse que dos quase de 50 mil homens, que foram pra Amazônia, hoje restam pouco mais de seis mil. A parlamentar acreana destacou, ainda, que “não é o acordo que esperava, mas foi o acordo possível. Sei que o valor é menor do que os Soldados da Borracha merecem. E acredito que depois de 10 anos nessa batalha, quando tantos até já morreram e outros tantos já tinham perdido as esperanças, colocar 25 mil reais no bolso e movimentar 200 milhões de reais na economia do Acre, vai trazer alegria para muitos. Já me sinto feliz por isso. É melhor do que continuar mais 10 anos na espera e depois não ter mais ninguém vivo para receber”.
A proposta que vai a votação hoje prevê, ainda, reajuste nas pensões atuais que passarão para 1.500 reais, reajustas nos índices de correção das demais aposentadorias do Brasil.
Trabalhadores com carteira de trabalho assinada devem receber a primeira metade ou a parcela única…
A ministra da saúde, Nísia Trindade, assinou nesta quarta-feira, 27, uma portaria que estabelece os…
Dados divulgados pelo Ranking de Competitividade dos Estados, do Centro de Liderança Pública (CLP), nesta…
Este ano, o Brasil atingiu a marca de 672 mil pacientes que se tratam com…
O ator Fábio Porchat foi mais uma das vítimas de gangue que está invadindo as…
Os 41 vereadores da CMM (Câmara Municipal de Manaus) terão subsídio mensal reajustado de R$…