A Contax, uma multinacional que detém 33% do mercado brasileiro na área de atendimento ao cliente, com 115 mil funcionários no Brasil, Chile, Colômbia, Peru e Argentina, poderá se instalar no Acre. O convite foi feito governador Sebastião Viana.
O presidente do grupo e dois diretores estão em Rio Branco para fazer contatos e uma avaliação geral da cidade, observando critérios como disponibilidade de tecnologia e a pirâmide sociodemográfica. Também visitaram a Organização das Centrais de Atendimento (OAC).
O presidente Carlos Zanvettor explica que geralmente o público de trabalhadores da empresa são jovens em situação de primeiro emprego. Entre 40 e 55% são universitários. A média salarial paga pela Contax é entre R$ 1 mil e R$ 2 mil.
A Uninorte, que conta com uma população de 8,5 mil alunos na graduação, além de 800 na pós-graduação, foi visitada. A Universidade Federal do Acre (Ufac) também recebeu os representantes da Contax.
Zanvettor explicou que em geral o grupo se instala em cidades com o dobro da população da capital acreana, mas com a mesma população universitária. “E isso pode ser um fator de destaque para Rio Branco. Encontramos aqui um jovem com boa educação e com a facilidade no ensino de línguas e isso é um diferencial”, disse.