Menu

Pesquisar
Close this search box.

Posseiros do Ramal do Cacau bloqueiam BR-364 na ponte do Antimary

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

Como já havia antecipado na tarde de ontem o presidente do Movimento dos Direitos Humanos no Acre (MDH/AC), Jocivam Santos, os posseiros, expulsos de uma área de terra do ramal do Cacau, na região do município do Bujari, bloquearam no final da manhã desta quarta-feira (30) o trafego da BR-364 que liga a capital acreana, Rio Branco a cidade de Sena Madureira. O bloqueio acontece nos dois sentidos.


Segundo Jocivam Santos, os sem-terras, que estão acampados as margens da rodovia, no Km 86, estão revoltados já que na tarde de ontem os “jagunços” do pecuarista Nivaldo Moraes, proprietário da fazenda Canary, atearam fogo nas casas existentes no local e nesta manhã estavam destruindo as plantações com a borrifação de veneno.

Anúncios


As terras em questão pertencem ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e está sendo reclamada pelo fazendeiro. Curiosamente, durante a ação judicial o Incra abriu mão da propriedade das terras, beneficiando diretamente Nivaldo Moraes.


“Durante a ação judicial interposta pelo pecuarista ficou comprovada que as terras pertencem a União, mas o Incra se manifestou contrario a propriedade da localidade, e beneficiou o fazendeiro. Esta é uma clara demonstração de que o Incra está atuando para beneficiar o fazendeiro Nivaldo Moraes”, declarou Jocivam.


Os posseiros estão bloqueando a BR-364, no Km 86, nos dois sentidos da rodovia, e segundo o presidente MDH o bloqueio só será desfeito depois que a Justiça se pronunciar contra os crimes ambientais que vem ocorrendo, na área de conflito, por parte dos jagunços do pecuarista Nivaldo Moraes.


“O que esses jagunços estão fazendo, jogando veneno nas plantações, é um crime ambiental e os posseiros só vão desfazer o bloqueio depois que a Justiça tomar alguma providência”, argumentou o ativista.


INSCREVER-SE

Quero receber por e-mail as últimas notícias mais importantes do ac24horas.com.

* Campo requerido