Menu

Posseiros expulsos de invasão têm plantações e casas destruídas por jagunços

Receba notícias do Acre gratuitamente no WhatsApp do ac24horas.​

831_707837642576857_1987526428_nO presidente do Movimento dos Direitos Humanos no Acre (MDH/AC), Jocivam Santos denunciou, via Facebook, que “jagunços” do pecuarista Nivaldo Moraes, proprietário da fazenda Canary, estavam destruindo as plantações e os barracos das famílias retiradas de uma área de terra pertencente ao Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e que está sendo reclamada pelo fazendeiro.

Os posseiros prometeram radicalizar e fazer Justiça com as próprias mãos, não descartando a possibilidade de bloquear o tráfego da BR-364, no sentido Rio Branco/Sena Madureira.

Anúncio

Segundo Jocivam Santos, durante a ação judicial interposta pelo pecuarista ficou comprovada que as terras (pouco mais de 5,8 mil hectares) de pertencem a União, mas o Incra teria se manifestado contrario a propriedade da localidade.

“Esta é uma clara demonstração de que o Incra está atuando para beneficiar o fazendeiro Nivaldo Moraes, já que se manifestou contrário no processo, a devolução dos mais de 5.800 hectares de terras devolutas da união, beneficiando o fazendeiro, e não as famílias que foram desocupadas da localidade”, afirmou o ativista por telefone.

Na última semana os posseiros foram retirados da localidade após o cumprimento de um mandado de reintegração de posse, toda a desocupação foi acompanhada de perto por dezenas de policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). Os posseiros estão acampados às margens do Rio Antimary no Km 86 da BR-364, sentido Sena Madureira.

Siga o ac24horas no Google Notícias e seja o primeiro a saber tudo que acontece no Acre

Seguir no Google

Veja também

Newsletter

Fique por dentro do que acontece no Acre

Receba em primeira mão as notícias mais importantes do estado direto no seu e-mail. Política, economia, segurança e tudo que impacta a vida dos acreanos.